Skip to main content
Kittel e Degenkolb na terceira etapa em Dubai

Kittel e Degenkolb na terceira etapa em Dubai

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

John Degenkolb (Trek-Segafredo) venceu nesta quinta-feira (2 de fevereiro) a 3ª etapa do Tour de Dubai. O líder da prova, Marcel Kittel (QuickStep-Floor), terminou fora do Top 10 após ter sido atingido por outro ciclista, mas manteve a vantagem de 8 segundos no topo da classificação geral. Dylan Groenewegen (LottoNL-Jumbo) continua o vice, mas Degenkolb subiu para o 3º lugar.

Na etapa, Reinardt Janse van Rensburg (Dimension Data) ficou em 2º e Sonny Colbrelli (Bahrain-Merida) em 3º. A etapa percorreu 200 quilômetros e o pelotão sofreu com os fortes ventos e a areia do deserto.

Degenkolb na chegada da 3ª etapa

Degenkolb na chegada da 3ª etapa

Esta foi a primeira grande vitória de Degenkolb após o acidente que atrapalhou sua temporada anterior, quando foi atropelado, junto com alguns colegas, durante um treinamento. E também a primeira vitória da equipe Trek-Segafredo em 2017, onde o alemão é uma das principais novidades, ao lado de Alberto Contador.

Soco na cara
Após a etapa, Kittel acusou Andrey Grivko (Astana) de ter lhe dado um soco e exigiu que a UCI tome providências para punir o ciclista. Grivko acabou expulso da competição. “Assim que entramos em área de nos ventos laterais, houve luta por posições, é claro. Eu acho que é perfeitamente normal que às vezes um empurre o outro. Mas eu recebi um soco na cara”, lamentou Kittel. Após a etapa, a Astana postou um pedido de desculpas no Twitter.

“Eu realmente não entendi sua reação. É um momento de muita emoção, mas isso não dá o direito de socar alguém na cara. Um centímetro para a direita e ele poderia ter ferido meu olho porque ele quebrou meus óculos. Há 40 testemunhas no grupo que viram o que aconteceu”, completou o alemão. “Quando você fere alguém, acabou. Não há nenhuma desculpa. Está feito.”

O brasileiro Rafael Andriato (Wilier-Triestina) relatou a etapa: “Filme de terror do Km 70 até o Km 100, forte vento lateral no meio do deserto fez o pelotão se dividir em várias partes, e a guerra para se manter na frente e coberto do vento era grande. Eu particularmente fiquei contente em ter conseguido me manter no primeiro grupo, que tinha no máximo 30 ciclistas, e confesso que foi emocionante brigar pelas posições com gigantes como Kittel, Cavendish, Degenkolb, entre outros. A ‘guerra’ terminou após um atleta da Astana dar um soco no olho de Kittel, a corrida praticamente parou.”

TOP 10 DA ETAPA
1 John Degenkolb (Ale) Trek-Segafredo 4:03:08
2 Reinardt Janse Van Rensburg (AfS) Dimension Data m.t.
3 Sonny Colbrelli (Ita) Bahrain-Merida m.t.
4 Juan Jose Lobato (Esp) Team LottoNl-Jumbo m.t.
5 Riccardo Minali (Ita) Astana Pro Team m.t.
6 Jean-Pierre Drucker (Lux) BMC Racing Team m.t.
7 Elia Viviani (Ita) Team Sky m.t.
8 Dylan Groenewegen (Hol) Team LottoNl-Jumbo m.t.
9 Adam Blythe (GBr) Aqua Blue Sport m.t.
10 Daniele Bennati (Ita) Movistar Team m.t.

TOP 10 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 Marcel Kittel (Ale) Quick-Step Floors 12:34:54
2 Dylan Groenewegen (Hol) Team LottoNl-Jumbo 0:00:08
3 John Degenkolb (Ale) Trek-Segafredo 0:00:10
4 Nicola Boem (Ita) Bardiani CSF 0:00:13
5 Jean-Pierre Drucker (Lux) BMC Racing Team 0:00:14
6 Reinardt Janse Van Rensburg (AfS) Dimension Data m.t.
7 Alex Dowsett (GBr) Movistar Team m.t.
8 Thomas Stewart (GBr) ONE Pro Cycling m.t.
9 Jakub Mareczko (Ita) Wilier Triestina 0:00:16
10 Mark Cavendish (GBr) Dimension Data m.t.

MELHORES MOMENTOS
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=QZfYWLeXKD8″ width=”560″ height=”315″]