Skip to main content
Alan Maniezzo foi o vencedor da Subida do Morro da Cruz Foto: Eduardo Schaucoski

Alan Maniezzo foi o vencedor da Subida do Morro da Cruz Foto: Eduardo Schaucoski

Do Bikemagazine
Fotos: Eduardo Schaucoski

Alan Maniezzo, da Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde/Klabin/SME), foi o vencedor da 29ª edição da Prova prova Troféu Jornalista Roberto Alves, mais conhecida como “Subida ao Morro da Cruz”, domingo (26 de março) em Florianópolis, como parte das comemorações de aniversário da cidade e válida para o ranking nacional.

O evento reuniu mais de 300 ciclistas e foi disputado em várias categorias, inclusive moutain bike. As disputas começaram às 8 da manhã e terminou às 10h30 com um passeio ciclístico aberto ao público.

Na disputa da Prova Subida ao Morro da Cruz Foto: Eduardo Schaucoski

Na disputa da Prova Subida ao Morro da Cruz Foto: Eduardo Schaucoski

No percurso da prova em Florianópolis Foto: Eduardo Schaucoski

No percurso da prova em Florianópolis Foto: Eduardo Schaucoski

O percurso de 43 quilômetros foi composto por uma primeira parte em circuito, de 2,8 km, no qual os ciclistas deram 23 voltas, e uma subida final de 2,8 km até o Morro da Cruz. Alan foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, seguido de Elton Pedroso e Leandro Donizete, ambos da equipe Memorial. Maurício Morandi, da Audax, ficou na 4ª posição e Rodrigo do Nascimento, também de Ribeirão, completou o pódio em 5º lugar.

“Saímos com a estratégia de atacar no circuito embaixo e não deixar o pelotão compacto para a subida. Saí numa fuga com um atleta da Memorial e impus meu ritmo”, contou Alan Maniezzo.

“A prova era para o Alan. Com o excelente trabalho de equipe, conseguimos atacar bastante, o que facilitou para ele. Estamos em um excelente início de temporada, com a equipe bem equilibrada e muito unida. Isso faz toda a diferença”, comentou o treinador Marcelo Donnabella. Com os resultados, Ribeirão Preto conquistou também o título entre as equipes. “Estou feliz com a vitória. A corrida lá em baixo andou rápido e a ideia era esta mesmo, para ter vantagem na hora da subida. Seguimos na briga pelo ranking nacional”, completou Donnabella.

Circuito e subida final na 29ª edição da Prova Morro da Cruz Foto: Eduardo Schaucoski

Pelotão feminino na 29ª edição da Prova Morro da Cruz Foto: Eduardo Schaucoski

Taíse Benato foi a campeã em Florianópolis Foto: Eduardo Schaucoski

Taíse Benato foi a campeã em Florianópolis Foto: Eduardo Schaucoski

No feminino teve dobradinha da equipe Memorial, com Taíse Benato em primeiro lugar, com a colega Camila Coelho, em 2º. Sylvia Kreuger, da equipe Avai/Florianopolis, completou o pódio. Taíse venceu a prova  com o tempo de 1h23min. Camila completou o percurso logo na sequência, e repetiu a dobradinha do início do mês, quando venceram o Circuito do Boa Vista.

“Rodamos uma hora no circuito lá embaixo. Eu e minha companheira ficamos na ponta do pelotão, mas sem forçar, pois a chegada é no alto do Morro da Cruz. Entramos na ponta na subida, fiquei os primeiros 500 metros em terceiro ou quarto e encaixei o passo. Fiz uma dobradinha com a Camila de minha equipe e foi muito bom”, contou a campeã Taíse Benato.