
Sagan na Gent-Wevelgem
Do Bikemagazine
Foto de divulgação
O bicampeão mundial Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) chega para a segunda Monumento da temporada, a prestigiada Tour de Flanders, ou Ronde Van Vlaanderen, neste domingo (2 de abril), no centro de uma polêmica.
Primeiro, vale lembrar que o ciclismo, na Bélgica, tem fãs ardorosos, que idolatram seus campeões e seus ciclistas, e não é para menos. As corridas são transmitidas ao vivo e, no domingo (26 de março), durante a Gent-Wevelgem, o campeão do ano passado Peter Sagan teria sido flagrado dando um empurrão no belga Maxime Vantomme (WB Veranclassic), que acabou fora da estrada. Sagan foi o 3º colocado, após ser muito marcado, e cruzou a 6 segundos.
Sagan foi bloqueado quando Greg van Avermaet (BMC) fez o ataque decisivo que definiu sua vitória (leia aqui) e, nas imagens aéreas, é possível ver o campeão mundial se movendo para a esquerda, no mesmo caminho tomado por Vantomme, que acaba saindo da estrada. Imagens captadas por fãs na beira do trajeto são mais claras no registro do movimento de Sagan e mostram que Vantomme foi forçado a sair da estrada de paralelepípedos e teve que frear.
O respeitado jornalista belga Karl Vannieuwkerke, apresentador das grandes corridas de ciclismo no canal Sporza, falou pela primeira vez sobre o caso no programa “Extra Time” na noite desta quarta-feira. “Isso é má ação. Foi uma atitude deliberada do campeão do mundo. Isso não se faz, a não ser que seja um inexperiente. É um body check, como no hóquei”, afirmou.
A repercussão veio pelas redes sociais, com resposta dos dois lados. Sagan (@petosagan) escreveu no Twitter: “Acabei de ver o vídeo com o contato com @MaximeVantomme na @GentWevelgem. Eu não estava ciente disso. Desculpe, mas essas coisas acontecem em corridas.”
Vantomme, que terminou a Gent-Wevelgem em 11º lugar, limitou-se a responder: “Essa é a vida de um ciclista do baixo escalão.”



