
Coletiva de imprensa da ASO
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação – PR Photo
O Tour de France agora quer a China. Sim, organizadores da prova mais prestigiada do ciclismo, a ASO (Amaury Sport Organisation) quer expandir os tentáculos até o maior país do mundo. Além da icônica Tour de France, a ASO, com sede na França, organiza mais de 80 eventos por ano de esportes como ciclismo, rali, golfe, vela e outros esportes de massa como corrida de rua e maratonas.
No ciclismo, a empresa é dona do L’Etape (com eventos na Inglaterra, Paraguai, Austrália, Argentina e Brasil), Paris-Roubaix, Fleche-Wallone, Liege-Bastogne-Liege, Tour de Yorkishire, Radclassiker Eschborn Frankfurt, Criterium du Dauphine, Tour da Noruega, Paris Tours,Tour de L’Avenir, Volta a Espanha, Criterium International, Tour de Omã e o La Course, um Tour de France só para mulheres.
Não é mera coincidência a China ser o alvo da sanha de organizadores de provas europeus. A China continental e Taiwan concentram a maior população de ciclistas do mundo e nada menos que 450 milhões de bicicletas. O país asiático tem também quase a totalidade das marcas e empresas fabricantes de ciclopeças e componentes.
Mas, apesar da forte presença da bicicleta no cotidiano de seus cidadãos, a China tem apenas um ciclista profissional – Ji Cheng – que já disputou o Tour de France.

Cartaz da prova Criterium Shangai
A próxima tacada comercial da ASO é organizar o Tour de France China Critérium e um L’Etape para difundir o esporte naquele país que tanto utiliza a bicicleta como transporte. O L’Etape China será no dia 10 de setembro em Changsha e a corrida de critérium nos dias 28 e 29, em Shanghai que vai contar com a presença dos campeões e destaques do Tour de France, inclusive de Ji Cheng.
O L’Etape China será nas redondezas da cidade de Changsa, cidade natal de Mao Tsé Tung, num percurso que revela uma região rica em história. Os organizadores esperam a presença de vários milhares de ciclistas para a primeira edição.
A prova de critérium será formada por um pelotão de 60 ciclistas, das principais equipes mundiais e também uma seleção de profissionais chineses. O percurso terá 3km e vai passar por lugares construídos em 2010 para abrigar a Exibição Universal e o Museu de Arte da China, em Shangai.
Será um fim de semana inteiramente dedicado à bicicleta, e milhares de ciclistas amadores são esperados para pedalar 22km em família, com saída da Torre Pérola Oriental, um dos símbolos modernos da cidade.
“Queremos compartilhar esta paixão com o mundo todo. O Tour de France está se reinventando e se destacando no desenvolvimento do ciclismo. Acreditamos que a ASO, com seu forte desejo de desenvolver um estilo de vida saudável e sustentável, será o caminho ideal para alcançarmos os milhões de amantes de bicicletas na China”, disse Jean-Etienne Amaury, diretor da ASO.



