Skip to main content
Reprodução de imagem da ajuda irregular na crono por equipes da Movistar

Reprodução de imagem da ajuda irregular na crono por equipes da Movistar

Do Bikemagazine
Foto: reprodução

A UCI penalizou a Movistar pela irregularidade comprovada no contrarrelógio por equipes desta terça-feira (21 de março) na Volta da Catalunha, quando os ciclistas Andrey Amador e Nelson Oliveira foram literalmente empurrados, o que é proibido, e deu a vitória da etapa para a BMC. Assim, Ben Hermans, o primeiro a cruzar a meta, começou a 3ª etapa, nesta quarta-feira, com a camisa de líder.

A Movistar havia finalizado a crono 2 segundos mais rápida que a BMC. Mas as imagens mostraram que a equipe havia desrespeitado as regras. Primeiro, o espanhol José Joaquin Rojas, que a princípio havia sido anunciado líder, foi penalizado por empurrar um colega e a liderança tinha passado para Alejandro Valverde.

Houve muita polêmica nas redes sociais e as imagens se espalharam, levando a UCI a se pronunciar. O órgão máximo do ciclismo concluiu que a penalização não deveria ser individual, e sim para toda a equipe. Assim, a Movistar levou penalização de 1 minuto, passando para o 3º lugar, 58 segundos atrás da BMC. A Sky ficou com a 2ª colocação, a 44 segundos.