Skip to main content
Sagan estreia na prova alemã

Sagan estreia na prova alemã

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

No feriado de 1º de maio a cidade alemã de Frankfurt recebe a 56ª edição da corrida Eschborn-Frankfurt. A clássica alemã passa a ser organizada pela ASO (Amaury Sports Organisation) e vai contar pontos pela primeira vez no calendário World Tour. A corrida começa em Eschborn e termina na Alte Ópera, depois de passarem pelo centro financeiro de Frankfurt.

O evento vai reunir 11 equipes de ponta World Tour, oito times Pro Continental, além da seleção alemã de ciclismo. Além da corrida da Elite, há também outras 17 categorias, incluindo para crianças e jovens com deficiência.
Um dos favoritos é o norueguês Alexander Kristoff (Katusha-Alpecin), que venceu as duas últimas edições e busca o tricampeonato para igualar a marca do alemão Erik Zabel.

A Eschborn-Frankfurt é tradicionalmente uma prova para sprinters, mas o percurso urbano de 215,7km passa por três subidas, que juntas acumulam 2.210 metros de ascensão. Uma das subidas mais duras é a Mammolshain, com 200 metros a 23% de inclinação, que o pelotão vai enfrentar quatro vezes. Na última volta, a escalada será a menos de 30km para a chegada e será crucial para apontar os candidatos ao pódio.

Apesar da forte tradição de sprintistas alemães, a Alemanha não vence desde 2011 com John Degenkolb. Além de Kristoff, outros fortes candidatos ao título são Andre Greipel (Lotto-Souldal), John Degenkolb (Trek-Segafredo ) e Marcel Kittel (QuickStep).

O atual campeão mundial Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) participa pela primeira vez da corrida e quer mostrar serviço depois da decepção nas Clássicas de Primavera. Vale lembrar que Frankfurt é a casa de sua equipe e uma vitória seria perfeita para a carreira do eslovaco de 27 anos.

ENTREVISTA COM SAGAN

A corrida no dia 1º de Maio não será apenas sua primeira participação na Eschborn-Frankfurt, mas será também sua primeira competição na Alemanha como líder de uma equipe alemã. Isto faz da prova uma corrida especial em seu calendário?
Certamente será especial para toda a equipe, mas também para mim, pois vou correr para nossos fãs alemães. Espero que seja um grande festa do ciclismo. Esta não será a única festa do ciclismo alemão, já que teremos a largada do Tour de France em Dusseldorf.

Os 800 mil fãs ao lado do percurso ficam maravilhados com um pelotão cheio de estrelas. A prova é sua primeira depois de uma parada de três semanas. Você tem pernas para brigar pela vitória?
Teremos uma forte equipe e várias cartas na manga para jogar. A coisa mais importante é que nossa equipe tenha a oportunidade de brigar pela vitória em frente à multidão em nossa casa.

As peculiaridades da Eschborn-Frankfurt, como a subida bastante inclinada Mammolshainer Berg e as últimas voltas no formato critério garantem uma corrida agitada para os espectadores. Você parece se dar bem em todas as situações. Qual é o cenário de sonho para a prova?
Ciclismo não é uma questão de escolha. Você tem que se adaptar a todo tipo de situação de corrida. Esta é a chave para o sucesso.

A Eschborn-Frankfurt é o único evento no mundo que oferece 18 competições no mesmo dia. De corrida para crianças a corrida para jovens com deficiência intelectual. O que você diria para estes jovens e fãs alemães sobre a corrida?
Minha mensagem é que o ciclismo é bacana. Todo mundo precisa de algo para encontrar motivação. Para mim, o ciclismo me deu muito. Por isto é que apoio os jovens, aqueles que amam o ciclismo, em minha escola de ciclismo.

Você já deve conhecer melhor a Alemanha e os alemães agora. Existe algo sobre a Alemanha que você particularmente gosta, ou ao contrário, existe algo que você ainda precisa de acostumar?
Eu gosto muito da Alemanha e acho os alemães bem legais. Você sempre pode ter certeza que os alemães fazem as coisas com eficiência. Eu me adaptei facilmente e rápido e não acredito que preciso de mais tempo para me adaptar a nada.

BÉLGICA
Lotto-Soudal: Greipel (Ale), Sieberg (Ale)
Quick-Step Floors: Kittel (Ale), Gaviria (Col), Vakoc (Cze)
Sport Vlaanderen-Baloise: Van Hecke (Bel)
Veranda’s Willems-Crelan: Bille (Bel)
Wanty-Groupe Gobert: Dehaes (Bel), Napolitano (Ita)
WB Veranclassic Aquality Protect: Jules (Fra)

FRANÇA
AG2R La Mondiale: Naesen (Bel), Bakelants (Bel), Vandenbergh (Bel)

ALEMANHA
Bora-Hansgrohe: Sagan (Evq), Bennett (Irl)
Team Sunweb: Matthews (Aus), Arndt (Ale)
Seleção Alemã: Freienstein (Ale), Holler (Ale)

IRLANDA
Aqua Blue Sport : Howard (Aus)

HOLANDA
Team Lotto NL-Jumbo: Lobato (Esp), Tankink (Hol)
Roompot Nederlandse Loterij: Mouris (Hol)

POLÔNIA
CCC Sprandi Polkowice: Paterski (Pol)

RÚSSIA
Gazprom-Rusvelo: Lagutin (Rus), Porsev (Rus)

Mais informações no site www.eschborn-frankfurt.de/en/home