Skip to main content
Apresentação das equipes na Sardenha

A festa de apresentação das equipes na Sardenha

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/RCS

Uma multidão se reuniu nesta quinta-feira (4 de maio) em Alghero, na Sardenha, para prestigiar a apresentação das equipes que disputam a 100ª do Giro D’Itália. A corrida começa nesta sexta-feira (5 de maio) com uma etapa em linha de 203km entre Alghero e Olbia.

Para homenagear Michele Scarponi que morreu num acidente no dia 22 de abril, a primeira equipe a subir no palco foi a Astana. Fabio Aru, atleta da equipe e natural da Sardenha, estava presente na cerimônia mas não vai disputar a corrida por conta de uma lesão.

Dois ciclistas da equipe Bardiani-CSF não vão disputar a prova. Nicola Ruffoni e Stefano Pirazzi estão afastados temporariamente por doping e a organização do evento vetou a participação de ambos.

Nairo Quintana na coletiva de imprensa

Nairo Quintana na coletiva de imprensa

Pela manhã, antes da apresentação, uma coletiva de imprensa ouviu alguns ciclistas de destaque. O colombiano Nairo Quintana (Movistar), que tentará a dobradinha Giro D’Itália e Tour de France nesta temporada, mostrou otimismo. “Eu não sei se é possível vencer o Giro e o Tour no mesmo ano. É a primeira vez que tento. Primeiro eu tenho que ganhar o Giro. Eu tenho boas memórias de minha primeira participação porque eu venci. Eu não poderia perder esta edição especial do Giro. A centésima edição é histórica”, disse.

“Desta vez tem mais equipes top do que o normal e isto muda a dinâmica da corrida e há mais ciclistas favoritos ao pódio geral do que de costume. No quarto dia, na subida do Etna, teremos uma visão mais clara dos protagonistas. Entretanto, a semana decisiva será a última e eu espero o melhor resultado possível”, completou Quintana.

Geraint Thomas, da Sky

Geraint Thomas, da Sky, apontado como um dos favoritos

Na equipe britânica Sky há dois capitães (Mikel Landa e Geraint Thomas). O galês Geraint Thomas é considerado um dos favoritos. “É obviamente um dos maiores desafios de minha carreira liderar a equipe Sky em um Grand Tour. Até agora tem sido boa a temporada, mas muito pode acontecer. Temos uma equipe forte e estamos ansiosos para correr e não pelo fato de ser a edição centésima do Giro”, afirmou.

“O nível está muito alto. Quintana e Nibali já venceram o Giro antes e são favoritos. Eu e Landa temos chances, mas não estamos no nível deles e não somos favoritos. Vamos correr de um jeito diferente do que corremos normalmente no Tour de France”, completou.

Pinot estreia no Giro D'Itália

Pinot estreia no Giro D’Itália

Outro nome citado como favorito é o do francês Thibaut Pinot (FDJ), que faz sua estreia no Giro. “Eu tive alguns dias difíceis depois do Tour dos Alpes. Emocionalmente fiquei mal por alguns dias por conta da morte trágica do Scarponi, que era alguém que eu admirava bastante. Eu também tive problemas para treinar por conta do clima. Esta é minha primeira participação no Giro. Talvez eu precise de algumas participaçãoes antes de poder vencer na geral. Eu vim aqui depois de duas derrotas na geral do Tour de France, mas independente do que aconteceu em julho do ano passado, eu já havia decidido participar desta edição do Giro um ano e meio atrás”, afirmou o francês.

“Meu maior adversário sou eu mesmo. Sempre podemos ter dias ruins. Eu conheço meus rivais e já corro com eles há alguns anos. Eu espero não cair e nem ficar doente e conseguir o melhor resultado possível em Milão. Todo mundo fala que o Quintana é o favorito. Além dele, temos outros 10 ciclistas que estão mais ou menos no mesmo nível dele”, concluiu Pinot.

O colombiano Fernando Gaviria

O colombiano Fernando Gaviria é estreante no Giro

Entre os sprintistas, o colombiano Fernando Gaviria (Quick-Step Floors), também faz sua estreia na corrida. “Sinto-me um pouco nervoso, pois uma corrida de três semanas é uma aventura nova para mim, mas estou também motivado. Entre os sprintistas, André Greipel é o mais experiente e o atleta com melhor histórico. Mas todos os sprintistas têm a mesma ambição de vencer. Tive um bom mês de treinamento na Colômbia. O objetivo de conquista a Maglia Rosa na primeira etapa é uma motivação extra, mas o meu objetivo real é chegar em Milão e terminar meu primeiro Grand Tour”, afirmou o colombiano.

O campeão entre os novatos (camisa branca) do ano passado Bob Jungels (Quick-Step Floors) destacou que chega muito bem preparado para a corrida. “No ano passado eu dei um grande passo ao terminar a prova com a Maglia Bianca. A vitória na geral de um Grand Tour é um outro grande passo. Eu me preparei 100%”, afirmou.

LEIA MAIS
Giro d’Itália no Bikemagazine