Skip to main content
Grizante na etapa rainha da Volta de Guarulhos

Grizante na etapa rainha da Volta de Guarulhos

Do Bikemagazine
Texto e fotos: Marcos Adami

André Grizante está de volta ao ciclismo. De 1995 a 201o o sprintista conquistou três vitórias no GP Ayrton Senna (1998, 2003 e 2004), Copa América (2001), além de faturar cinco vitórias e o título de campeão por pontos na Volta de São Paulo de 2004.

Natural da cidade de São Caetano do Sul, no ABC paulista, Grizante competiu nove temporadas pela equipe local. Defendeu também as equipes Caloi-Suzano, Caloi-Extra, Scott e por último Guarulhos. Em 2010, teve sua primeira filha e deixou o esporte para se dedicar à família, trabalho e ao curso de Engenharia de Produção na UNG (Universidade de Guarulhos).

Em 2013, na volta da faculdade, Grizante sofreu um acidente de motocicleta e fraturou o acetábulo e comprimiu o nervo ciático da perna esquerda.

Na penúltima etapa da Volta de Guarulhos

Na penúltima etapa da Volta de Guarulhos

Em janeiro deste ano, aos 40 anos e bem recuperado das lesões, o atleta conseguiu a classificação C4 no paraciclismo e se prepara para disputar o mundial da modalidade na África do Sul, em agosto. Em junho, Grizante disputou e venceu a primeira etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, em Indaiatuba (SP).

Na semana passada, Grizante disputou a Volta de Guarulhos pela Seleção Paulista como treinamento para o Mundial de Paraciclismo, em agosto, na África do Sul. “O CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) tem uma visão diferente. Eles já estão trabalhando de olho nos Jogos Paranamericanos de Lima 2019 e na Paralimpíada de Tóquio 2020. Precisamos de pontos no mundial”, explicou.

Em São Caetano do Sul, Grizante trabalha com um projeto social em parceria com a prefeitura, comanda a AG Consulting Cycling e atua na região do ABC paulista com orientações técnicas para ciclistas e triatletas. “Eu passo toda minha experiência de profissional para ciclistas amadores que querem noções de como andar no pelotão, estratégias de corrida, posicionamento e ajustes na bike etc”, explicou.