Skip to main content
Cocuzzi vence Campeonato Brasileiro de MTB XCO 2017 Foto: Thiago Lemos

Cocuzzi vence Campeonato Brasileiro de MTB XCO 2017 Foto: Thiago Lemos

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A decisão do Campeonato Brasileiro de Cross Country, neste domingo (23 de julho), garantiu o primeiro título de Luiz Henrique Cocuzzi (Lar Nossa Senhora) na Elite. No feminino, Raiza Goulão (PMRA Racing Team) defendeu o título com uma vitória folgada, com mais de 8 minutos de vantagem, e é tricampeã.

A disputa foi realizada em Domingos Martins, região serrana do Espirito Santo, em 19 categorias.

Largada da Elite Foto: Wesley Kestrel/CBC

Largada da Elite Foto: Wesley Kestrel/CBC

Cocuzzi vence, com Avancini em 2º e Trezza em 3º

Cocuzzi vence, com Avancini em 2º e Trezza em 3º

A última prova do dia foi a Elite masculina, com seis voltas no circuito. O então campeão Henrique Avancini, mais Luiz Henrique Cocuzzi, Sherman Trezza e Guilherme Gotardelo ficaram na ponta até a última volta, quando Cocuzzi escapou e cruzou sozinho com 1h23min08s.

“O circuito era bem misto com muita subida e um final bastante técnico. Gostei muito de participar da prova e poder sair com a vitória. Cruzei a linha de chegada completamente arrepiado com o calor da torcida, foi indescritível. Esse foi meu sétimo título nacional da carreira sendo o primeiro na Elite, então tem um gostinho muito especial”, disse Cocuzzi.

Henrique Avancini (Cannondale Factory Team) disputou o segundo lugar no sprint com Sherman Trezza (Caloi), seu ex-parceiro de equipe, e foi o vice, com 1h23min26s. Trezza, com o mesmo tempo, foi o 3º. “Perder a camisa pode até não ser a melhor sensação, mas foi um grande dia para o nosso MTB, por vários motivos. Legal ter quatro atletas abrindo a última volta roda a roda pelo título nacional. Parabéns aos campeões brasileiros, que conquistaram a honra de carregar nossa bandeira no peito”, afirmou Avancini nas redes sociais.

Raiza Goulão é tricampeã brasileira Foto: Wesley Kestrel/CBC

Raiza Goulão é tricampeã brasileira Foto: Wesley Kestrel/CBC

Na Elite feminina, Raiza Goulão defendeu o título após assumir a liderança na primeira volta e encerrar com mais de 8 minutos de vantagem para a 2ª colocada, Leticia Candido, da equipe TSW. O 3º lugar foi de Erika Gramiscelli, da Gramiscelli Bikes.

“Cheguei da Europa com muita sede de correr. Estava com saudade desse calor brasileiro. A pista estava incrível, a cada ano estamos tendo uma surpresa maior com as pistas do Campeonato Brasileiro. A cada ano estão mais técnicas, sempre se baseando em pistas da copa do mundo e isso é muito importante para a evolução do nosso esporte. Estou muito contente e acho que foi um ótimo treino pra mim, que ainda tenho muitas provas para disputar fora do país”, disse Raiza.

Karen Olímpio (Isapa-Oggi) foi campeã da Sub-23

Karen Olímpio (Isapa-Oggi) foi bicampeã da Sub-23

Na Sub-23 masculina o vencedor foi José Gabriel Marques, da equipe Audax.

Já a campeã da Sub-23 feminina foi Karen Fernandes, da equipe Isapa-Oggi. “É muita emoção ser bicampeã brasileira Sub-23. Foram quatro voltas  duras na minha categoria. Consegui fazer uma boa prova, sem muitos erros. Larguei encaixada com as meninas, logo assumi a ponta e liderei até o fim”, comemorou a bicampeã Karen.

O veterano Abraão Azevedo festejou seu 10º título brasileiro Foto: Thiago Lemos

O veterano Abraão Azevedo festejou seu 10º título brasileiro Foto: Thiago Lemos

O dia começou com a emoção dos familiares que acompanhavam os atletas das categorias de base. A torcida conferiu a vitória na Junior feminina da jovem revelação do mountain bike Bruna Saalfeld, de 17 anos. Marcela Lima Matos, do Raiza MTB Team, terminou em segundo lugar e Stella Marques, da Flay Bikes, em terceiro.  A gaúcha Bruna Saalfeld já conquistou quatro títulos nacionais, um na categoria infanto-juvenil, dois na Juvenil e o recente na Junior.

Considerada uma das disputas mais acirradas do dia, os ciclistas da categoria Junior masculino protagonizaram uma grande prova, que terminou em sprint. A vitória ficou com o mineiro Lucas Sírio, da equipe Specialized, que comemorou a vitória sobre Pedro Lage, da Bike Point Criciúma, segundo colocado, e Cristian Lazzari, que defende a equipe AGACI, em terceiro.

Na categoria Master os destaques foram Marconi Ribeiro e Abraão Azevedo, ambos de Brasília. Marconi, do Clube Marconi Ribeiro, foi o campeão da categoria Master B1, completando as quatro voltas do percurso em 1h02min03s. Leandro Rambo ficou em segundo com 1h02min10s e Silvio Amorim em terceiro com 1h03min53.

Abraão Azevedo, que defende o time AAZ Bike Clube levou a melhor com 1h04min03s e festejou o décimo título brasileiro. O multicampeão terminou a prova com 1min27s sobre Robson Aloisio e 4min59s sobre Gustavo Ribeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente.