
Kittel e sua bike com freios a disco
Do Bikemagazine
Foto de divulgação/ASO
A vitória de Marcel Kittel (QuickStep-Floors) neste domingo (2 de julho) na 2ª etapa do Tour de France já entrou para a história, pois o ciclista alemão foi o primeiro a vencer uma etapa da prova com uma bike equipada com freios a disco. Depois da vitória, Kittel beijou a bicicleta Specialized S-Works Venge ViAS Disc para os fotógrafos.

Bicicleta do alemão Marcel Kittel antes da largada
Antes da largada, sua bike já havia chamado atenção nas redes sociais. O editor do site VeloNews, Dan Cavallari, postou inclusive uma foto (veja acima).
No início da temporada, Kittel havia se envolvido em uma polêmica por causa do componente. O britânico Owain Doull (Sky) afirmou que os freios a disco da bike de Kittel machucaram seu pé e cortaram sua sapatilha no Abu Dhabi Tour, em um incidente que aumentou a polêmica em torno do uso dos freios a disco no World Tour.
Nesta temporada, os freios a disco voltaram após a mudança da regra da UCI, que liberou o componente desde a Volta de San Juan, na Argentina, com Tom Boonen (QuickStep-Floors) usando os freios, em janeiro. Em fevereiro, o mesmo Kittel tornou-se bicampeão do Tour de Dubai também com freios a disco.
Os freios a disco estrearam uma fase de teste no ciclismo Pro no Eneco Tour de 2015, mas, um ano depois, foram proibidos após a Comissão de Equipamentos da UCI confirmar que o espanhol Francisco Ventoso teve cortes profundos logo abaixo do joelho direito após se envolver numa queda na Parix-Roubaix. Depois de os rumores se espalharem de que o ferimento do ciclista foi causado por um rotor de freio, o próprio Ventoso divulgou uma carta aberta onde afirmava que os rotores são “facas gigantes”.
LEIA TAMBÉM
Tour de France: Kittel vence sprint da 2ª etapa; Froome cai
Ciclista da Sky diz que foi atingido por freios a disco de Kittel



