Skip to main content
Sanchez vence etapa da Volta do País Basco

Sanchez vence etapa da Volta do País Basco

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O espanhol Samuel Sanchez (BMC) testou positivo em exame anti-doping feito fora de competição, no dia 9 de agosto, informou a UCI nesta quinta-feira (17 de agosto). Campeão olímpico de estrada em Pequim-2008, o ciclista de 39 anos testou positivo para o hormônio do crescimento GHRP-2. Sanchez está provisoriamente suspenso e já pediu o direito ao teste da amostra B.

Prontamente, a equipe BMC anunciou que Sanchez sai do time para a Volta a Espanha, que começa neste sábado (19 de agosto). O belga Loic Vliegen será o substituto. “De acordo com a política de tolerância zero da BMC Racing Team e o regulamento UCI, Sanchez foi provisoriamente suspenso com efeito imediato. Até que os resultados da amostra B sejam fornecidos, nenhuma ação adicional será tomada”, informa a BMC, em comunicado.

Sanchez começou sua carreira em 2000 com o time basco Euskaltel-Euskadi e foi para a BMC após o final da equipe, em 2013. A imprensa espanhola diz que o ciclista iria se aposentar no final da atual temporada.

O GHRP-2 é a mesma substância encontrada nos testes dos cicllistas da Bardiani-CSF Stefano Pirazzi e Nicola Ruffoni antes do Giro D’Itália, em maio.

Em entrevista à agência de notícias EFE, Sanchez negou o doping. “Para mim foi uma total surpresa, eu não usei. Não posso acreditar “, disse. Sanchez argumenta que não tinha necessidade de recorrer ao doping. “Tenho 39 anos, 19 como profissional e estou prestes a me aposentar. Por que faria isso?”