Skip to main content
Froome na festa da vitória dupla Tour-Vuelta

Froome na festa da vitória dupla Tour-Vuelta

Do Bikemagazine
Foto de divulgação/Unipublic

Após a conquista da dupla vitória Tour de France-Volta a Espanha, no domingo (10 de setembro), apareceu a pergunta que não quer calar: Chris Froome (Sky) vai tentar a vitória tripla Giro-Tour-Vuelta? “Nada é impossível”, disse o ciclista de 32 anos, que nasceu no Quênia.

Nesta temporada, Froome venceu seu quarto Tour de France e faturou seu primeiro título da Volta a Espanha, igualando o feito de Jacques Anquetil e Bernard Hinault, que também conquistaram a vitória dupla em 1963 e 1978, respectivamente.

Em uma entrevista à BBC, um dia depois da conquista, a vitória tripla entrou no assunto. “Eu não diria que é impossível, mas é muito complicado”, disse Froome. “É muito cedo para dizer qualquer coisa. Não estou dizendo não, vou manter a mente aberta para a próxima temporada. É óbvio que, em algum ano, terei que disputar o Giro.”

Froome, na entrevista, destacou que, “por enquanto”, seu objetivo é vencer o Tour de France pela quinta vez, o que colocaria na mesma galeria de pentacampeões como o próprio Hinault, além de Jacques Anquetil, Eddy Merckx e Miguel Indurain. Hinault, aliás, já mostrou que acredita no “triplete” de Froome: “Ele é definitivamente o campeão de sua geração e acho que pode ganhar as três corridas.”

Na entrevista, quando questionado se iria perseguir o recorde de Merckx, que venceu 11 Grand Tour (5 vezes o Tour de France, cinco vezes o Giro e uma vez a Vuelta), Froome argumentou: “Era uma época diferente. O esporte mudou desde então”.

Tudo isso deve esperar porque, agora, as atenções estão voltadas para o Mundial de Ciclismo, de 17 a 24 de setembro, em Bergen, na Noruega, onde Froome estará na crono por equipes, no contrarrelógio individual e na prova de estrada.