Skip to main content

O colombiano Nairo Quintana no Tour de France de 2015 Foto: Movistar

Do Bikemagazine
Foto de arquivo

Representante da UCI (União Ciclística Internacional) vistoriou o percurso das seis etapas da primeira edição da Vuelta a Colombia Oro y Paz, a primeira prova de categoria internacional 2.1 da Colômbia, que será disputada de 6 a 11 de fevereiro.

A primeira edição vai passar pelas regiões de Cauca, Valle, Quindío, Risaralda e Caldas. “Cada etapa terá sua particularidade”, disse Pascale Schyns, o representante da UCI que vez a vistoria do percurso. “Observamos todo o trajeto e digo que fiquei agradavelmente surpreendido porque encontramos estradas muito boas. Tudo está perfeito e há poucos detalhes a serem corrigidos”, completou.

Entre as preocupações da UCI está a segurança dos ciclistas na etapa de abertura, que será disputada em circuito urbano de 16,5 km em Popayán, em um total de 82,5 km. “Devemos ficar atentos aos muros, grades de proteção, verificar ruas, sistema de esgoto e outras coisas normais de qualquer competição. Devemos estar atentos à segurança, mas acredito que o primeiro dia será um show”, acrescentou.

A inclusão da prova na categoria 2.1 foi um pedido da Federação Colombiana de Ciclismo, que fez a solicitação em abril. A confirmação foi feita em Bergen, na Noruega, durante o Mundial de Ciclismo (veja aqui).

A categoria internacional 2.1, por exemplo, é a mesma da Volta a Portugal. Pelo regulamento, a competição pode receber equipes World Tour, até um limite de 50% das equipes participantes, além de equipes Pro Continentais, equipes Continentais e a seleção nacional do país da prova. A organização espera receber seus colombianos mais celebrados do pelotão Pro, como Nairo Quintana (Movistar).

AS ETAPAS
1ª etapa – Circuito urbano em Popayán – 16.5 km (5 voltas) – 82,5 km
2ª etapa – Popayán – Palmira – 160 km
3ª etapa – Palmira – La Paila – Buga – 160 km
4ª etapa – Buga – Alto Boquerón (El Tambo) – 149.5 km
5ª etapa – Pereira – La Paila – Calarcá – Salento – 169.1 km
6ª etapa – Armenia – Manizales (Torre de Chipre) – 184.3 km