
Disputa do Brasileiro de Ciclismo de Pista em Indaiatuba, no interior paulista Foto: Wesley Kestrel/CBC
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
O velódromo de Indaiatuba, no interior paulista, recebe até domingo (3 de dezembro) as disputas do Campeonato Brasileiro de Pista. A Elite começou a competição nesta sexta-feira (1 de dezembro), mas os ciclistas de 12 a 18 anos já se enfrentaram.

Clube Maringaense de Ciclismo vence na abertura Foto: Luis Claudio Antunes/CBC
O Brasileiro começou com a nova geração nas provas por equipes. A equipe do Clube Maringaense de Ciclismo conquistou a primeira medalha de ouro do campeonato na prova de Velocidade Por Equipes da categoria Juvenil. As atletas Bruna Lie Adati Lenartowicz e Esther Fernanda Santos fizeram bonito e, com muito entrosamento, sagraram-se campeãs. O segundo lugar ficou com o Clube Ciclístico Araponguense, representado por Julia Constantino e Maria de Lourdes Aparecida, seguido pela equipe ABEC/Rio Claro, com Jessica Aline Tosta e Juliana da Silva.
“Fico muito feliz em ver as meninas da nova geração, que fazem parte do processo de renovação da nossa equipe, disputando as primeiras colocações no campeonato nacional. As primeiras provas foram bastante acirradas, com todos os atletas um pouco nervosos pela importância da prova, mas agora as coisas vão se acalmando e o nosso objetivo é seguir focado para os próximos dias”, declarou Carlos Martineli, técnico da equipe Clube Maringaense de Ciclismo, que terminou o dia com dois ouros.
Na prova masculina, o trio formado por Paulo Henrique Lemos, Vinicius Gussoli e Kawan Gabriel, fez muita força e conquistou a medalha de ouro para a equipe SMEL/Foz do Iguaçu com o tempo de 53s257. A equipe Penks/Iracemápolis conquistou a medalha de prata e ABEC Rio Claro ficou com o bronze.
Outro momento marcante foi durante a final da prova de Perseguição Por Equipes, uma das mais aguardadas da competição. Com uma tática impecável, a equipe do Clube Maringaense de Ciclismo voltou ao lugar mais alto do pódio superando a equipe Penks/Iracemápolis, que ficou com a medalha de prata, enquanto a equipe ABEC/Rio Claro levou o bronze.

Vinicius Gussoli vence prova de velocidade da Junior Foto: Luis Claudio Antunes/CBC
As fases classificatórias da prova de velocidade individual encerraram a programação da abertura. No dia seguinte, quarta-feira (29), foram realizadas as finais e o ouro de velocidade individual, na categoria Junior, ficou com o paranaense Vinicius Gussoli, que representa a equipe SMEL/Foz do Iguaçu. Disputando seu primeiro ano na categoria Junior, Vinicius não escondeu a satisfação de ter alcançado o título após meses de muito treinamento.
“Treinei muito durante os últimos meses para esse campeonato. É bom quando largamos e conseguimos ter um bom desempenho, colocado em pratica tudo aquilo que foi trabalhado nos treinamentos. Agradeço muito ao meu treinador Emerson Silva e também ao meu técnico Thiago Salviano”, declarou Vinicius Gussoli.
A segunda colocação da prova de velocidade ficou com Wellington Willian Aparecido, da equipe Clube Ciclístico Araponguense, seguido por Igor Teodoro Molina, do Clube de Ciclismo de São José dos Campos, em terceiro lugar.
Somando a segunda medalha de ouro no campeonato, Bruna Lie Adati, do Clube Maringaense de Ciclismo, venceu na Junior. Na categoria Juvenil, a medalha de ouro ficou com uma das grandes promessas do ciclismo nacional, a paranaense Julia Constantino, do Clube Ciclístico Araponguense.
Na disputa da prova de Perseguição Individual, a categoria Infantojuvenil acelerou forte e proporcionou momentos acirrados de muita emoção. Entre os atletas da prova masculina a vitória ficou com Kawan Gabriel, da SMEL/Foz do Iguaçu, enquanto na prova feminina quem brilhou foi Mayra da Costa e Silva, da Memorial/Santos.

Wolfgang Hipólito foi um dos destaques Foto: Luis Claudio Antunes/CBC
A prova omnium é composta por quatro corridas disputadas em um único dia. Os ciclistas competem nas provas de scratch, tempo race, eliminação e prova por pontos. O atleta que conseguir a maior pontuação somando o desempenho em todas as provas é o vencedor.
No velódromo de Indaiatuba, os ciclistas das categorias de base mostraram preparo físico e muita regularidade. Os grandes destaques da prova foram a paranaense Amanda Kunkel (Categoria Juvenil), do Clube Maringaense de Ciclismo, e Wolfgang Hipólito (Categoria Junior), que defende a equipe ADI/Indaiatuba.
Amanda integra a seleção brasileira e hoje é considerada um dos maiores talentos da nova geração. Durante sua participação na Omnium, Amanda dominou a prova de ponta a ponta e garantiu a vitória vencendo todas as corridas para somar 153 pontos, contra 133 pontos de Marcella Sodre, da equipe Memorial/Santos, que ficou em segundo, e 117 pontos de Julia Leite Braga, S.E.T/Mogi Iguaçu, em terceiro lugar.
“Eu treinei muito e estava bastante focada neste Brasileiro. Ainda bem que tudo está ocorrendo dentro do previsto. A prova Omnium foi bastante disputada, fiquei muito feliz de terminar com a medalha de ouro. Agora é continuar com a cabeça focada nas próximas provas e seguir fazendo o meu melhor para tentar subir no pódio mais uma vez”, declarou Amanda Kunkel.

Amanda Kunkel conquistou o título da Omnium Foto: Luis Claudio Antunes/CBC
Na Junior Masculino, Wolfgang Hipólito, medalhista Pan-Americano da Omnium, também fez bonito e garantiu a medalha de ouro para a cidade de Indaiatuba com 173 pontos. Igor Molina, do Clube de Ciclismo de São José dos Campos, terminou na segunda colocação com 147 pontos, enquanto Pedro Rossi, do Clube Maringaense de Ciclismo, somou 125 pontos e ficou com a terceira colocação.
No Keirin, a largada é dada com os 6 atletas lado a lado. Os atletas percorrem um total de 2km na pista. Uma bicicleta elétrica dita o ritmo à frente do pelotão e não pode ser ultrapassada. Nos 700 metros finais (duas voltas e meia), no entanto, o veículo sai da pista e os atletas arrancam, pedalando a toda velocidade até a linha de chegada.
O ciclista Igor Molina, do Clube de Ciclismo de São José dos Campos, terminou como um dos grandes destaques da keirin ao vencer a disputa contra Brendo Morais, da Penks Iracemápolis, em segundo lugar, e Francisco Ferreira da Silva, representante do Clube Londrinense de Ciclismo, em terceiro.
“Decidi participar do Brasileiro sem muita expectativa. Estou um pouco cansado da temporada, que foi bastante puxada. Passei alguns meses na Europa e aprendi muito durante esse período por lá. Mas finalizei minha participação muito feliz com quatro medalhas e o bicampeonato da prova Keirin”, destacou Igor.
Já na categoria Juvenil, a prova foi definida por poucos centímetros após uma disputa espetacular entre Vinicius Guimarães, do Clube de Ciclismo So Pedal, que garantiu a medalha de ouro, e Pedro Pussieldi, do time Bicho do Mato MTB Clube, segundo colocado. A terceira colocação ficou com Jhonata de Lima Pereira, da Penks Iracemápolis.
Na prova por pontos, o campeão da categoria Juvenil Masculino foi Pedro Henrique Lisboa, da Memorial Santos. A segundo colocação ficou com Alexandre Pereira, da Prefeitura Municipal de Rolândia, seguido por Daniel Takanashi, do Clube de Ciclismo de São José dos Campos, que lançou um ataque fulminante nos metros finais e garantiu a medalha de bronze. Amanda Kunkel, do Clube Maringaense de Ciclismo, mais uma vez subiu no topo do pódio e conquistou a medalha de ouro na Juvenil Feminino. As ciclistas Julia Leite, da S.E.T Mogi Iguaçu, e Julia Constantino, do Clube Ciclístico Araponguense, completaram o pódio em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Velódromo municipal de Indaiatuba Foto: Luis Claudio Antunes/CBC
A programação foi encerrada em grande estilo com a disputa da prova Madison. A prova é disputada em duplas. Enquanto um ciclista pedala devagar na parte superior do velódromo, um outro corre o mais rápido possível na parte baixa. Os dois se revezam durante toda a prova pontuando em chegadas intermediarias. Vence a dupla que somar o maior número de pontos.
Mais uma vez demonstrando superioridade, Wolfgang Hipólito, da equipe ADI/Indaiatuba, formou dupla com Bruno Campos Pinto, e juntos não deram chances para os adversários, terminando a prova com 75 pontos. Na segunda colocação ficaram os atletas Brendo Morais e Arthur dos Santos, da Penks Iracemápolis, com 19 pontos, seguidos pela dupla Igor Molina e Matheus Scandian, do Clube de Ciclismo de São José dos Campos, que finalizou com 15 pontos.
“Os atletas estão de parabéns. O nível foi muito equilibrado e em todas as categorias tivemos destaques que merecem continuar sendo acompanhados de perto. Também é importante parabenizarmos o trabalho das equipes que não mediram esforços para estarem presentes com atletas das categorias de base, que são o futuro do nosso esporte”, declarou Emerson Silva, técnico da Seleção Brasileira de Ciclismo de Pista.
Reconhecimento
Como forma de reconhecimento, todos os anos o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista Junior promove a corrida dos técnicos, Uma maneira de homenagear os responsáveis pelo trabalho de renovação do ciclismo nacional.
Durante as disputas, os ciclistas sobem para a arquibancada e passam a ser incentivadores dessa grande festa sobre duas rodas. Em Indaiatuba, o primeiro lugar ficou com Douglas “Kaka”, técnico da equipe ADI/Indaiatuba, seguido por Carlos Martineli, técnico do Clube Maringaense de Ciclismo, e Walter Hohne, técnico da equipe ABEC/Rio Claro.
MELHORES MOMENTOS
DIA 1
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=or93ped6K78″ width=”560″ height=”315″]
DIA 2
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=13_SNiF7PmU” width=”560″ height=”315″]
DIA 3
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=GZJNtp024yw&t=2s” width=”560″ height=”315″]



