
A equipe de Ribeirão Preto, que foi a campeã do ranking nacional em 2017
Do Bikemagazine
Foto de divulgação
A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde/Klabin/SME), que encerrou a temporada na liderança do ranking nacional, vai representar o Brasil na Volta de San Juan, na Argentina, de 21 a 28 de janeiro. O time comandado pelo técnico Marcelo Donnabella está confirmado na 36ª edição da prova, que terá sete etapas.
Entre as seleções nacionais estavam confirmadas a Itália, Argentina, México, Uruguai, Colômbia, Chile e Cuba, mas faltava o Brasil. A organização do evento havia convidado o Brasil para integrar as ala das seleções nacionais e a escolhida para representar o País foi a equipe de Ribeirão Preto. “Para nós é uma honra poder representar o Brasil em um evento tão grandioso e com algumas das melhores equipes do mundo. Antecipamos nossas férias e já voltamos com tudo pra chegar em um bom nível a San Juan”, diz Marcelo Donnabella.
“Correr com as melhores equipes e atletas do mundo, para nós, além de ser a realização de um sonho, é a certeza do reconhecimento do nosso trabalho. Agradecemos a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) por nos dar essa oportunidade de representar o nosso País ao lado dos grandes nomes do ciclismo mundial. Certamente nossos atletas terão um grande aprendizado, que contribuirá com a nossa evolução”, completou o coordenador da equipe, Danilo Terra.

No percurso da etapa final em San Juan na temporada 2017
A Volta de San Juan, de classe 2.1 UCI, cresceu e ganhou mais uma etapa em relação a 2017. Serão 959,6km divididos em sete etapas, com uma crono na terceira etapa de 14,4km, um dia de descanso (quinto dia) e uma Etapa Rainha (quinta etapa) com chegada ao alto em Alto Colorado.
A corrida terá sete times World Tour: a espanhola Movistar, a alemã Bora-Hansgrohe, as belgas Lotto-Souldal e Quick-Step, a norte-americana Trek-Segafredo e as equipes do Golfo Pérsico UAE Emirates e Bahrain-Merida.
Entre os times profissionais de nível Continental a corrida terá a presença da israelense Israel Academy, a norte-americana United Healthcare, as italianas Willier Triestina-Selle Italia e a Androni-Giocatolli e também a formação espanhola Caja Rural-Seguros RGA. Outras sete equipes continentais também estão inscritas: SEP San Juan, Pocito, Asociación Civil Mardan, Agrupación Virgen de Fátima, Municipalidad de Rawson, Unieuro e Medellín Inder.
A temporada
Presente nas principais competições do País e também representando o Brasil na Volta do Uruguai e Rutas da América, os ribeirãopretanos colecionaram vitórias e pódios em 2017. Foram 15 títulos individuais e também por Equipes, além de inúmeras medalhas de prata, bronze e outros pódios importantes. Tal fato garantiu à Equipe o terceiro título do Ranking Nacional, conquistado por Ribeirão anteriormente também nos anos de 2012 e 2013. Leia mais aqui



