Skip to main content

Flávia Oliveira está de volta ao pelotão após um difícil 2017

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A brasileira Flávia Oliveira foi confirmada na nova equipe belga UCI Health Mate-Cyclelive para a temporada 2018. A ciclista carioca que fez história ao ficar em 7º lugar na prova de estrada dos Jogos Rio-2016 ao terminar a 20 segundos da vencedora, a holandesa Anna van der Breggen, quer mostrar que está recuperada dos contratempos que a deixaram de fora do pelotão em 2017.

A ciclista, campeã da camisa de montanha do Giro D’Itália Feminino, o Giro Rosa, em 2015, enfrentou uma longa recuperação após lesionar em maio, quando ainda integrava a também equipe belga Lares Waowdeals. A brasileira havia começado bem a temporada, com resultados expressivos como o 10º lugar na Flèche Wallone , o 17º lugar na Amstel Gold Race e o 18º no Trofeo Alfredo Binda. Recuperada, voltou em setembro, no Tour de Ardeche. 

“Agora estou olhando para o próximo ano, totalmente focada, determinada a buscar novas chances. Há alguns rostos conhecidos na nova equipe, o que é ótimo”, diz a brasileira, de 36 anos, radicada nos Estados Unidos.

As holandesas Marieke van Witzenburg e Janine van der Meer com as cores da nova equipe

Patrick Van Gansen, editor da revista belga de ciclismo Cyclelive, patrocinadora da equipe junto com a fabricante de saunas de infra-vermelho Health Mate, conta que em setembro, quando viu que havia a possibilidade de criar o time, correu contra o tempo porque preferiu montar uma equipe UCI ao invés de uma equipe local. “Tivemos que ser rápidos porque o período de transferência já tinha começado. Montamos a equipe em algumas semanas”, diz.

A Health Mate-Cyclelive é a quarta equipe feminina UCI da Bélgica e vai usar uniforme azul. Estão no grupo Tara Gins (ex-Lares, assim como Flávia Oliveira), Delphine Brits, Fien De Paepe e a novata Lore Verstraete, além das holandesas Janine Van der Meer, Marieke Van Witzenburg e Desiree Liegeois, assim como Christina Perchtold, da Áustria. O time tem ainda as gêmeas Christina e Kathrin Schweinberger, a britânica Megan Chard, a francesa Chloé Turblin, a eslovena Spela Kern e a finlandesa Sub 23 Laura Vainionpää.

LEIA MAIS
Reportagens sobre Flávia Oliveira no Bikemagazine