Skip to main content

Dumoulin sentiu dor de barriga e teve de se aliviar na etapa rainha do Giro

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Para muitos, a maior lembrança do Giro D’Itália 2017 foi a “emergência” de Tom Dumoulin (Team Sunweb), que teve uma dor de barriga que o obrigou a se aliviar na beira da estrada na etapa rainha, a 32 quilômetros da meta. A cena de Dumoulin aflito para tirar o uniforme e poder fazer suas necessidades deixou todo mundo sem palavras. Naquele dia, o ciclista quase perdeu a maglia rosa, já que o pelotão não o esperou. Depois, acabou perdendo a liderança, para a reconquistar no último dia e se tornar o primeiro holandês campeão do Giro. Reveja aqui

Dumoulin no caminho da vitória da crono em Bergen

Foi uma competição e tanto para Dumoulin, que no segundo semestre voltou a brilhar, desta vez no Mundial de Ciclismo em Bergen, na Noruega, quando liderou o time na conquista do ouro no contrarrelógio por equipes e, depois, venceu o título na crono individual.

Pois em final de temporada, ainda mais após a confirmação de que Chris Froome (Sky), vai disputar o Giro 2018, o que Dumoulin menos precisa é de novos incidentes. Em entrevista a uma TV holandesa, o ciclista contou que está fazendo exames e consultas para tentar descobrir o motivo daquela cólica intestinal na Itália. “Recentemente, passei alguns dias no hospital e fiz vários exames, e agora estou seguindo uma dieta onde esperamos descobrir se eu sou alérgico a certos produtos. Mas ainda não há respostas”, contou.

Contador, Aru, Nibali e Dumoulin na apresentação do Giro 2018

Apesar de ter ido para a apresentação do Giro 2018 em Milão, na semana passada, Dumoulin ainda não confirmou se estará ou não na competição do ano que vem. Há quem aposte, inclusive, que como Froome estará no Giro e deve chegar cansado ao Tour de France, Dumoulin poderia renunciar em defender o título para se concentrar na França. 

“Este ano foi incrível. Eu gosto de todos os tipos de provas de contrarrelógio e gosto de corridas Grand Tour que começam com uma crono individual. É a primeira oportunidade de usar a maglia rosa. As etapas de montanha são sempre aquelas que exigem mais cuidado. A etapa do ano que vem do Zoncolan e a etapa seguinte (15ª etapa) não podem ser subestimadas. Gosto do trajeto mas não posso dizer nada ainda sobre minha presença”, afirmou o holandês. Sobre a confirmação de Froome na disputa, afirmou: “Froome é um ciclista forte e sua presença faz a corrida ainda mais dura e interessante”.