
Avanci encerra a temporada em 5º lugar no ranking mundial Foto: Michele Mondini
Dani Prandi/Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Henrique Avancini está em Stellenbosch, na África do Sul, na preparação da temporada 2018 da equipe Cannondale Factory Racing. Entre um e outro compromisso, o mountain biker brasileiro que encerrou o ano no inédito 5º lugar do ranking mundial UCI conversou com o Bikemagazine.

Fumic e Avancini em Stellenbosch, na África do Sul
Stellenbosch, que fica numa região vinícola da África do Sul, estreia no calendário 2018 da UCI. Ali será disputada pela primeira vez uma etapa da Copa do Mundo XCO. A etapa, aliás, abre a programação do torneio, no dia 10 de março. Uma semana depois, começa a ultramaratona Cape Epic. Avancini contou que estará nas duas provas e que, neste ano, vai priorizar as competições internacionais.
“Em relação ao calendário 2018 darei uma importância um pouco maior à Copa do Mundo de Cross Country e outras provas do cenário internacional”, conta. “No Brasil tenho certeza de que irei para a etapa de Araxá da Copa Internacional de MTB, mas não devo defender o título geral”, avisa. Avancini citou ainda outras provas que pretende disputar no País. “A Brasil Challenge, uma corrida nova no calendário, eu quero fazer, além de uma etapa da Maratona Estrada Real e talvez uma ou duas etapas da Taça Brasil”, completa.
Nas imagens divulgadas pela Cannondale neste início de ano em suas redes sociais, o brasileiro é clicado junto com o colega de equipe, o alemão Manuel Fumic, que foi seu parceiro na ultramaratona Cape Epic do ano passado. Eles lideraram a competição por cinco etapas, mas tiveram problemas no final e terminaram em 5º na classificação geral. Avancini confirmou que a dupla estará de volta em 2018.
E, para o segundo semestre, Avancini diz que gostaria de defender o título conquistado em outubro na ultramaratona Brasil Ride, quando disputou em dupla com o tcheco Jiri Novak. “É uma competição que eu gosto, mas com certeza não será com o mesmo parceiro, já que o Jiri se aposentou. Mas vou realmente ter que ponderar durante a temporada pois vou viajar bem mais esse ano”, continua Avancini.
No último dia de 2017 a UCI divulgou a última atualização da temporada e Avancini apareceu na 5ª colocação do ranking mundial, com 1.311 pontos. O suíço Nino Schurter é o 1º, com 2.320 pontos. A temporada do brasileiro, aliás, teve como destaque o inédito 4º lugar no Campeonato Mundial, na Austrália.
“O 5º lugar no ranking mundial é marcante para mim e para o ciclismo brasileiro como um todo”, diz.

Bikes preparadas para pedalada na África do Sul Foto: reprodução
Avancini conta que ficou feliz com a parceria que a equipe acaba de anunciar com a Shimano. O brasileiro, que pedala um modelo Scalpel Si tamanho M, rodas aro 29, conta que usará Grupo Shimano 1×11 mecânico. “A equipe fez alguns testes próprios e optou pelo mecânico”, completa.
Copa do Mundo de MTB XCO
Avancini afirmou que sua prioridade será a Copa do Mundo de Mountain Bike XCO e começa a temporada justamente treinando em Stellenbosch, na África do Sul, que abre o calendário dia 10 de março (veja o site oficial da prova aqui).
Vale lembrar que a Copa do Mundo terá sete etapas. Depois da África do Sul, a segunda etapa retorna à Europa e será dia 20 de maio em Albstadt, na Alemanha. Na semana seguinte, 27 de maio, será a vez de Nove Mesto, na República Tcheca, um dos pontos altos da competição.
Val di Sole, na Itália, recebe a 4ª etapa no dia 8 de julho. No dia 25 a disputa da 5ª etapa será em Vallnord, em Andorra. No dia 12 de agosto a 6ª etapa será no tradicional Monte-Saint-Anne, no Canadá. O torneio termina dia 26 de agosto em La Bresse, na França.
A temporada encerra de 4 a 9 de setembro com a disputa do Mundial de MTB, que será em Lenzerheide, na Suíça.
LEIA MAIS
Reportagens sobre Henrique Avancini no Bikemagazine



