Skip to main content

Hermida e Purito na Cape Epic 2017 Foto: Nick Muzik/Sportzpics

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A dupla formada pelos espanhóis José Hermida e Joaquim “Purito” Rodriguez vai disputar a ultramaratona Cape Epic, na África do Sul, pelo segundo ano seguido. A dupla, que reúne um ex-campeão mundial de MTB medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas e um dos ciclistas de estrada mais celebrados do World Tour, voltam a enfrentar o “Tour de France do MTB” , que será de 18 a 25 de março.

Embaixadores da Merida, Hermida e Purito atuam como consultores e testam produtos para a marca. Purito, aliás, também atua como conselheiro da equipe Bahrain-Merida, do pelotão World Tour.

Na disputa da ultramaratona na África do Sul Foto: Nick Muzik/Sportzpics

Em 2017, a dupla estreou na Elite da Cape Epic sem saber o que esperar. Hermida e Purito, porém, mostraram entrosamento e encerraram em 18º na classificação geral, um resultado muito acima do esperado, já que Purito começou a treinar MTB poucos meses antes da disputa. Para 2018 ambos disseram que estão mais preparados e ainda mais entrosados.

“Estamos otimistas e estamos bem preparados. Especialmente o Purito, que ganhou muita experiência em MTB. Tivemos muitas oportunidades para viajar, treinar juntos e melhorar nossas habilidades. Estamos ansiosos para colocar isso em prática, além disso, sempre nos divertimos juntos e nos entendemos perfeitamente”, disse Hermida. “Estamos participando na categoria Elite, então nosso objetivo será ficar entre os melhores. A Cape Epic de 2017 foi incrível, mas estamos um ano mais sábios e vamos lutar pelo menos pelo Top 10. Nossa tática é sempre full gas”, completa.

Assim como em 2017, a estreia nas trilhas do MTB será na Andalucía Bike Race, de 25 de fevereiro a 2 de março.

Pelotão na 1ª etapa da Cape Epic de 2017 Foto: Greg Beadle/Sportzpics

A 15ª edição da ultramaratona Cape Epic, na África do Sul, terá como novidade uma etapa de contrarrelógio, o que não ocorria há sete temporadas. A crono terá 39 quilômetros de percurso, com 1.430m de escalada, em Wellington, no 5º dia de disputa. Os competidores terão que enfrentar, também quatro etapas com mais de 100km de percurso. 

O prólogo será nas encostas da Table Mountain, que não entrava no roteiro há três anos. O trajeto inclui ainda Robertson, Worcester e Wellington e a final em Val de Vie Estate, no Vale Paarl-Franschoek.

Os competidores vão passar três dias em Robertson, nas primeiras três etapas, depois terão uma etapa de transição para Worcester, onde ficam por uma noite antes de se estabelecerem em Wellington para a etapa até Val de Vie. No total, o percurso terá 658 quilômetros, com 13.530 metros de subida acumulada.

AS ETAPAS
Prólogo: Cape Town-Cape Town – 20km
Etapa 1: Robertson-Robertson – 110km
Etapa 2: Robertson-Robertson – 110km
Etapa 3: Robertson-Worchester – 122km
Etapa 4: Worchester-Wellington – 111km
Etapa 5: Wellington-Wellington – contrarrelógio – 39km
Etapa 6: Wellington-Wellington – 76km
Etapa 7: Wellington-Val de Vie – 70km

LEIA MAIS
Notícias sobre a ultramaratona Cape Epic no Bikemagazine