Skip to main content

Ciclistas cruzam rio na Serra da Canastra, em MG

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação – João Pedro / GP Ravelli

O GP Ravelli comemora 13 anos em 2018. Desde a primeira edição realizada em 2005 a competição teve um salto de tamanho e de qualidade. A estreia reuniu 613 ciclistas no Camping Chapéu do Sol, em Itu (SP), e poucos anos depois houve etapas com quase 1.600 participantes.

Rapidamente, a corrida ganhou fama nacional e atraiu grandes atletas do mountain bike como Odair Pereira, Edivando Cruz, Abraão Azevedo, Sherman Trezza, Tiago Aroeira, Ricardo Pscheidt e também os olímpicos Rubens Donizette e Henrique Avancini, além de tantos outros destaques da elite masculina e também do feminino.

Para a temporada 2018, Ravelli preparou algumas novidades, como a categoria exclusivas para bikes elétricas (e-MTB) e também uma ultramaratona com três etapas na Serra da Canastra, em Minas Gerais.

O GP Ravelli terá quatro etapas, com provas no formato maratona em Jacutinga (MG), Piedade (SP), Águas de Lindóia (SP) e Espírito Santo do Pinhal (SP) nos dias 25 de fevereiro, 29 de abril, 5 de agosto e a final no dia 14 de outubro, respectivamente.

O campeonato começa no dia 25 de fevereiro, em Jacutinga, e as inscrições já estão abertas no link https://www.gpravelli.com/inscricoes.

A categoria Pro terá um percurso de 66km e os atletas da Sport vão pedalar 37km. O ciclista pode escolher o preço da inscrição, que varia de acordo com o kit escolhido (Kit Econômico, Kit Padrão, Kit Gold e Kit Premium).

“As duas categorias têm trilhas. A categoria Pro, como é de se esperar nos meus eventos, será dura. Tem trilha com descida técnica logo no KM 12. No KM 18, no café, haverá mais trilhas com subidas técnicas. Tem de tudo um pouco. A Pro vai ser bem dura. Tem que vir preparado técnica e fisicamente”, avisa Ravelli.

Camisa de líder para todas as categorias

Este ano haverá camisa de líder para todas as 33 categorias e premiação em dinheiro para a categoria Elite, além de brindes. Todo inscrito terá direito a uma foto da Sport Stock e também a uma medalha que forma uma mandala no final do campeonato com os quatro elementos fogo, ar, água e terra.

A organização espera 800 ciclistas para a etapa de abertura, incluindo destaques da Elite do mountain bike profissional como Sherman Trezza, João Firmino e Edivando Cruz. Em 2016, foram quase mil inscritos.

ELÉTRICAS
A maior novidade da temporada fica por conta da nova categoria dedicada às bikes elétricas. A categoria é única, independente da potência da bicicleta.

“As bicicletas elétricas são uma tendência mundial. Inicialmente, por ser algo novo, vamos fazer uma categoria para todo mundo. Tomaremos o cuidado de fazer a largada das e-bikes separado das demais categorias, para não haver vácuo. Também vamos diferenciar de alguma forma, ou com placa do numeral ou com colete, os atletas que estão pedalando as com assistência elétrica”, explica.

Os ciclistas vão contar com o serviço de apoio neutro da Shimano, que terá uma tenda na arena de largada e também no percurso.

ULTRAMARATONA NA CANASTRA

Ultramaratona Canastra Ravelli terá 3 etapas num total de 165km

Outra novidade para a temporada é a Ultramaratona Canastra Ravelli. A prova será nos dias 15, 16 e 17, na cidade de Delfinópolis, na Serra da Canastra, em Minas Gerais. O lugar é um dos parques estaduais mais bonitos do Brasil e, além de um belíssimo visual e inúmeras cachoeiras, oferece muitos desafios.

Os atletas da Pro terão pela frente um total de 165km com 4.600 metros de ascensão total. A prova terá um prólogo de aproximadamente 15km, uma etapa rainha no sábado com 90km e a última etapa no domingo com 60 quilômetros.

Haverá categorias individuais e duplas, com boa premiação. Ciclistas da Sport competem no último dia, num percurso de aproximadamente 60km.

VÍDEO
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=lZ3F9w6JGfU” width=”560″ height=”315″]

 

Outro evento que promete agradar é a prova de cross country de longa duração EcoBiker 600
A prova terá 600 minutos (ou 10 horas) de duração e está marcada para o dia 27 de outubro, em Tatuí, SP. “Ainda estamos formatando a prova. Talvez alteraremos para Eco Biker 300, com 5 horas de duração”, explica.

Ainda em 2018 a organização prepara uma etapa na mística cidade de São Tomé das Letras, em Minas Gerais. “Ainda está para confirmar. No ano passado essa etapa fez um enorme sucesso. A cidade de São Tomé é muito turística e o circuito agradou bastante”. 

O GP Ravelli tem o patrocínio e apoio da Shimano, Corratec, Relm Bikes, Calypso, pneus Maxxis, GPS Bryton, Tropix, Audax, Jaguarbike, PedalPro, LAF, Racers, Bike Action, Nesh, Vulcanos e AminoVital.