Skip to main content

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Peter Sagan vence a primeira da temporada em Adelaide

O tricampeão mundial Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) começou a temporada com o pé direito na Austrália. O eslovaco foi o mais rápido no sprint e garantiu a primeira vitória da temporada na prova de critério Peoples Choice Classics, disputada ao redor do parque Ityamai-Itpna, na cidade de Adelaide. A segunda colocação ficou com o alemão Andre Greipel (Lotto Soudal) e o australiano Caleb Ewan (Mitchelton-Scott) garantiu a terceira colocação. Sagan completou as 22 voltas, num total de 50,6km, em 1h04min52s.

“Estou muito feliz. Eu estava bem, mas alguns adversários vieram de trás e chegaram perto, mas no fim deu tudo certo. Estou muito feliz pela vitória. Eu não esperava que venceria hoje”, disse Sagan.

Na disputa de sprint o norueguês Kristoffer Halvorsen (Team Sky) caiu feio, sofreu vários cortes, e foi levado ao hsopital para exames.

A corrida foi intensa, mas controlada pelas grandes equipes. Logo na terceira volta, saiu uma fuga com três ciclistas – Fumiyuki Beppu (Trek Segafredo), Tom Bohli (BMC Racing) e Zakkari Dempster (Uni-S-Australia) – e logo mais as equipes Bahrain-Merida e a EF-Education First Drapac-Cannondale mostraram que não foram à Austrália a passeio e trataram de comandar a perseguição.

A fuga ganhou o reforço de Timothy Roe ((Uni-S-Australia), Jhonatan Restrepo (Katusha-Alpecin), Lachlan Morton (Dimension Data) e Manuele Boara (Bahrain-Merida) e o grupo escapado abriu 45 segundos de vantagem, com as equipes Quick-Step Floors, Mitcheton Scott, Sunweb e Lotto Soudal no controle do pelotão.

Faltando 16 voltas para o final, Jhonatan Restrepo (Katusha Alpecin) atacou os companheiros de fuga juntamente com Tom Bohli, mas a dupla não ganhou muito terreno e a Quick-Step apertou o passo a seis voltas do final e alcançou a dupla em fuga.

O italiano Matteo Montaguti (AG2R La Mondiale) saiu em uma fuga solitária a quatro voltas para o fim, até que os alemães da Bora tomaram a ponta com o intuito de levar Greipel para a chegada. Sagan, que foi para a Austrália sem muitas ambições, mostrou sua força e não teve para ninguém.

O pelotão volta a competir nesta quarta-feira (16 de janeiro), na primeira etapa do Tour Down Under. Serão 145km entre Adelaide e Lyndoch.

VÍDEO – MELHORES MOMENTOS
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=Uoedfs37sLY” width=”560″ height=”315″]
LEIA MAIS

TOP 10
1 – Peter Sagan (Esv) Bora-Hansgrohe – 1h04min25s
2 – Andre Greipel (Ale) Lotto Soudal
3 – Caleb Ewan (Aus) Mitchelton-Scott
4 – Elia Viviani (Ita) Quick-Step Floors
5 – Simone Consonni (Ita) UAE Team Emirates
6 – Chris Lawless (Gbr) Team Sky
7 – Sam Welsford (Aus) UniSA-Australia
8 – Enrico Battaglin (Ita) LottoNL-Jumbo
9 – Jasha Sütterlin (Ale) Movistar Team
10 – Mark Renshaw (Aus) Dimension Data

AS ETAPAS
14 de janeiro – People’s Choice Classic – Adelaide – 50.6 km
16 de janeiro – Etapa 1 – Adelaide – Lyndoch – 145 km
17 de janeiro – Etapa 2 – Unley – Stirling – 148.6 km
18 de janeiro – Etapa 3 – Glenelg – Victor Harbor – 146.8 km
19 de janeiro – Norwood – Uraidla – 128.2 km
20 de janeiro – McLaren Vale – Willunga Hill – 151.5 km
21 de janeiro – Adelaide Street Circuit – 90 km

Reportagens sobre o Tour Down Under no Bikemagazine