Skip to main content

Rafael Andriato passa a integrar a Equipe de Ribeirão Preto

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Após dez temporadas na Europa, o ciclista Rafael Andriato retorna ao pelotão nacional com um objetivo: “O que mais quero é ser campeão brasileiro”, disse Andriato na apresentação de seu novo time, a Equipe de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde/Klabin/SME), nesta quarta-feira (17 de janeiro), no interior paulista.

Andriato, que foi vice-campeão brasileiro de 2012, acredita que, com a ajuda da equipe, irá realizar seu objetivo. “Como estava na Europa, vinha sozinho para disputar o Brasileiro e já começava em desvantagem. Agora será diferente”, continua.

“Chego com muita motivação para defender a equipe. Venho de dez anos de Europa e muitas conquistas, mas agora o que mais quero é ser campeão brasileiro, e seremos aqui em Ribeirão. É uma honra fazer parte deste time”, reforçou.

Andriato na vitória do Tour de Hainan de 2016

Ao longo da década, Andriato conquistou mais de 20 vitórias internacionais. Entre seus feitos estão o título de metas-volantes do Giro D’Itália de 2013 e a vitória na 1ª etapa do Tour de Hainan, na China, em 2016. “É um velocista que chega para deixar nosso time ainda mais forte”, disse Danilo Terra, coordenador da equipe que encerrou a temporada com o título de campeã do ranking nacional de estrada pela terceira vez.

Depois do Brasileiro, outro objetivo de Andriato é participar pela primeira vez dos Jogos Olímpicos. “Meu sonho é chegar aos Jogos de Tóquio-2020. Cheguei bem perto em Londres-2012, pois era o primeiro reserva, e na Rio-2016 o percurso não me favorecia. Em 2020 o percurso está sendo considerado para velocista. Eu espero conquistar bons resultados e a vaga olímpica.”

A estreia na equipe será na Volta de San Juan, na Argentina, quando o time vai disputar como Seleção do Brasil. Andriato terá a companhia de Mauricio Knapp, Rodrigo do Nascimento, Alan Maniezzo, Jeovane Junior de Oliveira e Atilio Pino Fetter no pelotão da prova, de 21 a 28 de janeiro. “Começar a temporada em San Juan, com grandes equipes e atletas de renome, como o Vincenzo Nibali e o Fernando Gaviria, e vestindo as cores do Brasil, vai dar aquele upgrade”, comentou.

A Volta de San Juan, de classe 2.1 UCI, cresceu e ganhou mais uma etapa em relação a 2017. Serão 959,6km divididos em sete etapas, com uma crono na terceira etapa de 14,4km, um dia de descanso (quinto dia) e uma Etapa Rainha (quinta etapa) com chegada ao alto em Alto Colorado. A corrida terá sete times World Tour: a espanhola Movistar, a alemã Bora-Hansgrohe, as belgas Lotto-Souldal e Quick-Step, a norte-americana Trek-Segafredo e as equipes do Golfo Pérsico UAE Emirates e Bahrain-Merida. 

LEIA TAMBÉM
Mais reportagens sobre a Volta de San Juan no Bikemagazine