Skip to main content

Nibali na chegada a San Juan, na Argentina

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

As equipes World Tour já estão em San Juan, na Argentina, para a disputa da 36ª edição da Volta de San Juan, de 21 a 28 de janeiro. O italiano Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida) e seus colegas, a QuickStep-Floors e sua estrela, o colombiano Fernando Gaviria, além da Trek-Segafredo, com o também colombiano Jarlinson Pantano, foram recebidos pelos fãs e deram entrevistas.

Nibali, assim como em 2017, vai liderar a Bahrain-Merida. No ano passado, o italiano de 33 anos foi o 8º colocado na classificação geral. Na entrevista ele diz que vai lutar por vitórias em etapas, mas deixa em aberto a classificação geral. Confira:

[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=sIsLinzPf9s” width=”560″ height=”315″]

 

O colombiano Fernando Gaviria no desembarque

Para Gaviria, a Volta de San Juan é uma boa prova para começar a temporada. Vale lembrar que as equipes europeias fogem do inverno no Hemisfério Norte em dois extremos: na América do Sul e na Austrália, no Tour Down Under. 

A corrida promete oportunidades de chegadas rápídas ao sprintista de 23 anos, que vai contar com a ajuda de seu companheiro argentino e embalador Maximiliano Richeze. O colombiano, que faturou duas vitórias na prova em 2017, também deu entrevista ao desembarcar. Confira:

[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=IBqpir4upe0″ width=”560″ height=”315″]

 

Jarlinson Pantano checa o telefone na chegada à Argentina

O colombiano Jarlinson Pantano, que também foi entrevistado na chegada para a prova, destacou o percurso e disse que “certamente” vai tentar uma vitória em etapa. Confira:

[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=f4YNgFZn75U” width=”560″ height=”315″]

 

A Volta de San Juan, de classe 2.1 UCI, cresceu e ganhou mais uma etapa em relação a 2017. Serão 959,6km divididos em sete etapas, com uma crono na terceira etapa de 14,4km, um dia de descanso (quinto dia) e uma Etapa Rainha (quinta etapa) com chegada ao alto em Alto Colorado.

Nesta edição serão sete equipes World Tour, três a mais do que no ano passado. A lista reúne a Quick-Step Floors, UAE Emirates, Bahrain-Merida e Trek-Segafredo, que participaram da disputa de 2017, mais a Bora-Hansgrohe, Lotto-Soudal e Movistar, que estreiam.

A equipe Bora, do polonês Rafal Majka, na chegada

A Bora-Hansgrohe também já está em San Juan. Um dos nomes de destaque é o polonês Rafal Majka, bicampeão de montanha do Tour de France, competição que já rendeu três vitórias em etapas. Majka tem também uma vitória na Volta a Espanha, competição que terminou na terceira colocação geral em 2015, atrás apenas de seu conterrâneo Fabio Aru e do espanhol Purito Rodriguez. Além de Majka, o time alemão terá também David Formolo, de 25 anos , uma da apostas da equipe para 2018. Formolo foi o 9º colocado na Volta a Espanha de 2016 e 10º no Giro d’Italia de 2017.

Ausente em 2017, a espanhola Movistar estará de volta a Argentina com os colombiano Carlos Betancur e Winer Anacona, mas é o argentino Eduardo Sepúlveda, que estreia no time espanhol depois de cinco anos em equipes francesas, que deve atrair a torcida.

Também há destaques nas equipes fora do circuito World Tour, como as italianas Androni-Gocatolli, que terá o colombiano Rodolfo Torres (terceiro na geral em 2017), e a Willier-Selle Italia, com Filippo Pozzato. Já a norte-americana United Healthcare terá como destaque o argentino Lucas Sebastián Haedo.

Outro destaque da Volta de San Juan é o experiente espanhol Oscar Sevilla, de 41 anos, que defende a equipe colombiana Medellín-Inter, vice-campeã em 2017.

A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde/Klabin/SME) vai representar o Brasil na disputa e vai correr como Seleção, junto com os times nacionais da Argentina, Itália, México, Uruguai, Colômbia, Chile e Cuba. Leia mais aqui

AS ETAPAS
Etapa 1 – 21 janeiro – San Juan-Pocitos – 149km
Etapa 2 – 22 janeiro – Peri Lago-Punta Negra-Peri Lago – 150km
Etapa 3 – 23 janeiro – San Juan-San Juan – 14,4km Crono
Etapa 4 – 24 janeiro – San José Jachal-Valle Fértil-Vila San Martin – 182,8km
25 janeiro – Descanso
Etapa 5 – 26 janeiro – San Martin-Alto Colorado – 169,5km
Etapa 6 – 27 janeiro – San Juan-Cantoni-Difunta Correa-San Juan-Cantoni – 152,6km
Etapa 7 – 28 janeiro – Circuito em San Juan – 141,3km

LEIA MAIS
Reportagens sobre a Volta de San Juan no Bikemagazine