
Chegada da 1ª etapa da Cape Epic Foto: Shaun Roy
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Cape Epic/Sportzpics
A dupla que reúne o brasileiro Henrique Avancini e o alemão Manuel Fumic, da Cannondale Factory Racing, venceu nesta segunda-feira (19 de março) a 1ª etapa da ultramaratona Cape Epic, na África do Sul, e assumiu a liderança da classicação geral.

Os quatro escapados cruzaram com 5 minutos de vantagem Foto: Greg Beadle
Os novos donos da camisa amarela disputaram a chegada com o tcheco Jaroslav Kulhavy e o norte-americano Howard Grotts (EUA), que ficaram em 2º na etapa e na geral. As duas equipes saem com boa vantagem pois estão com quase 5 minutos à frente das adversárias depois de marcarem o tempo de 4h08min22s na etapa.
Fabian Rabensteiner and Michele Casagrande (Trek Selle San Marco 2) ficaram em 3º, a 5min33s.

Avancini e Fumic lideram Foto: Nick Muzik
Avancini e Fumic estão com 40,9 segundos de vantagem. “Hoje foi um bom dia. Depois da fuga nós quatro trabalhamos bem juntos. Nunca passamos dos nossos limites, o que é bom, e ainda conseguimos uma certa vantagem. Ainda falta muito, mas nós estamos nos sentindo bem”, contou o brasileiro, cauteloso. (Vale lembrar que, em 2017, a dupla liderou por cinco dias, mas terminou em 5º na classificação geral.)
A dupla campeã do ano passado, com o campeão mundial Nino Schurter e Matthias Stirnemann, só cruzou a meta 14 minutos depois. Stirnemann teve problema com uma das rodas e demorou para voltar. Na chegada, Nino Schurter lembrou a “lei de Murphy” e o segundo revés seguido, após desencaixar o pé na chegada da abertura da Copa do Mundo de MTB, também na África do Sul, na semana passada (leia aqui).
MELHORES MOMENTOS
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=WQKnAsJ2ing” width=”560″ height=”315″]
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=JvD-tPENAP4″ width=”560″ height=”315″]

As líderes Annika Langvad e Kate Courtney Foto: Greg Beadle
Após o prólogo, a caravana da Cape Epic rumou para Robertson, cidade que recebe os atletas por duas noites, em uma viagem de cerca de duas horas, para uma área conhecida por sua produção de vinho. A 1ª etapa percorreu 110 km, com subidas totais de 1.900m.
Entre as mulheres, a dupla que reúne a dinamarquesa Annika Langvad e a norte-americana Kate Courtney continua com a camisa de líder. A dupla formada pela brasileira Raiza Goulão e a francesa Margot Moschetti ficou em 7º lugar, mas perdeu bastante tempo, ao cruzar a 31 minutos.
Na categoria Master, os ex-ciclistas profissionais George Hincapie e Christian Vande Velde sofreram muitos percalços durante a etapa, como uma série de pneus furados, que os tirou da liderança geral. Massimo Debertolis e Ondrej Fojtik venceram a etapa, com Brad Clarke e Rohin Adams em 2º e a dupla formada pelo brasileiro Abraão Azevedo e o holandês Bart Brentjens em 3º.
VEJA MAIS
Resultado da etapa

Top 10 da classificação geral

Top 10 da etapa – feminino

Top 10 da etapa – Máster

AS ETAPAS
Prólogo: Cape Town-Cape Town – 20km
Etapa 1: Robertson-Robertson – 110km
Etapa 2: Robertson-Robertson – 110km
Etapa 3: Robertson-Worchester – 122km
Etapa 4: Worchester-Wellington – 111km
Etapa 5: Wellington-Wellington – contrarrelógio – 39km
Etapa 6: Wellington-Wellington – 76km
Etapa 7: Wellington-Val de Vie – 70km
LEIA MAIS
Notícias sobre a ultramaratona Cape Epic no Bikemagazine
Resultados completos aqui



