
Sam Gaze, da Nova Zelândia, vence abertura da Copa do Mundo de MTB
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI
Desta vez não deu para o suíço Nino Schurter. O campeão olímpico foi derrotado na abertura da Copa do Mundo de Cross Country pelo jovem neo-zelandês Samuel Gaze neste sábado (10 de março), em Stellenbosch, na África do Sul.
O ciclista de 22 anos travou um duelo acirrado com o suíço e se revezaram na liderança da corrida ao longo das seis voltas no circuito. Vale lembrar que, na temporada anterior, Schurter encerrou a competição invicto.

Pódio em Stellenbosch
A decisão foi no sprint e o novato fechou o cronômetro com o tempo de 1h30min14s, um segundo à frente de Schurter. Um segundo mais atrás chegou o francês Maxime Marotte, que garantiu a terceira colocação.

Brasileiro conquistou o melhor resultado de uma brasileiro na Copa do Mundo – Foto de Michelle Mondini
O brasileiro Henrique Avancini conquistou sua melhor colocação em uma etapa da Copa do Mundo com a oitava posição, a 2min22s do vencedor.
“O grande ponto do dia foi conquistar título por equipes. A Cannondale Factory Racing sempre buscou isso. Já ficamos em segundo lugar algumas vezes. Todos trabalham coletivamente, desde a pré-temporada, na escolha de equipamentos. Essa vitória tem um valor sentimental enorme. São poucas as equipes que não focam apenas em indivíduos”, comenta Avancini.
Mesmo em um circuito travado e de velocidade média relativamente baixa, que não favorece o estilo de pilotagem do brasileiro, Avancini imprimiu um ritmo consistente e se diz muito feliz não só com o resultado, mas também por ter construído uma boa forma na pré-temporada.
“Fiz uma prova sólida, consistente, mas não me senti tão bem assim. Acho que na forma que estou, poderia ter obtido um resultado até melhor. E agora tenho que continuar solidificando isso para me manter sempre no top 10. Mas estou muito feliz e grato com essa nova marca pessoal e para o Brasil”, conclui o atleta.
A corrida teve 99 ciclistas na disputa, seis não terminaram.
TOP 5 ELITE MASCULINO
1 – Samuel Gaze (NZL) — 1h30min14s
2 – Nino Schurter (SUI) — a 1s
3 – Maxime Marotte (FRA) — a 2s
4 – Mathieu Van Der Poel (HOL) — 1min10s
5 – Carod Titouan (FRA) — a 1min27s

Annika Langvad fatura a etapa de abertura na África do Sul
No feminino, a vitória foi da dinamarquesa Annika Langvad, que completou a prova em 1h31min14s. Na segunda colocação ficou a francesa Pauline Ferrand Prevot, a 13s, e a holandesa Anne Tauber, completou o pódio na terceira colocação a 34s. A brasileira Raiza Goulão terminou na 22ª colocação, a 5min35s de Annika.
TOP 5 DA ELITE FEMININA
1 – Annika Langvad (DIN) — 1h31min14s
2 – Pauline Ferrand Prevot (FRA) — a 13s
3 – Anne Tauber (HOL) — a 34s
4 – Helen Grobert (ALE) — 1min15s
5 – Maja Wloszczoska (POL) — 1min16s

O vencedor Sub 23 foi o norueguês Fagerhaug
Na Sub-23 masculina, a vitória foi do norueguês Petter Fagerhaug, seguido pelo neo-zelandês Ben Oliver e o belga Neilo Perring Ganier, em terceiro. Na Sub-23 feminina, a vitória foi da dinamarquesa Malene Degn, seguida pela suíça Sina Frei em segundo e a britânica Evie Richards em terceiro.
Mais informações e resultados completos no site oficial



