
Areruya no pódio do Tour de Ruanda em novembro de 2017
Do Bikemagazine
Foto de divulgação
Um “sonho que se torna realidade”. Assim definiu Joseph Areruya a confirmação de que vai correr em uma equipe francesa de ciclismo. O ciclista de Ruanda, campeão do Tour de Ruanda e da Tropicale Amissa Bongo, no Gabão, no início do ano, assinou contrato com o time pro continental Delko-Marseille Provence KTM.
“Assinei o contrato de dois anos no sábado, agora estou aguardando a papelada para que eu possa ser liberado para viajar para a França”, disse ciclista de 22 anos para a imprensa francesa. “É um novo desafio, é emocionante e estou ansioso para aprender, crescer e contribuir para o sucesso do clube.”
A Delko-Marseille Provence KTM se torna a primeira equipe Pro Continental francesa a contar com um africano em seu time. A equipe, profissional desde 1974, atualmente é formada por 14 ciclistas, entre eles seis franceses, três espanhóis, dois italianos, um colombiano, um letão e um da Nova Zelândia.
E Areruya se torna o segundo ciclista de Ruanda a integrar um clube de ciclismo profissional fora da África depois de Adrien Niyonshuti. O ciclista, nascido em Rwamagana, tem se destacado nos últimos meses. Ganhou o Tour de Ruanda em novembro passado, depois a La Tropicale Amissa Bongo em janeiro e o inaugural UCI Tour de l’Espoir nos Camarões em fevereiro, ajudando seu país a se classificar para o Tour de l’Avenir de 2018 em agosto, na França, o principal evento para que os novatos se revelem aos olheiros profissionais.
O ciclista também se destacou no Campeonato Africano de Estrada Continental, em Kigali, ganhando quatro medalhas, incluindo duas medalhas de ouro, uma prata e um bronze.



