
Paris-Nice começa neste domingo (4 de março)
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
A Paris-Nice, na França, que começa neste domingo (4 de março), abre o calendário de provas por etapas do mês e divide as atenções e o pelotão com a Tirreno-Adriático, entre 7 a 13 de março, na Itália.
Como novidades, a competição francesa em oito etapas vai contar, nesta 76ª edição, com uma prova de contrarrelógio de 18,4 quilômetros no quarto dia até Saint-Étienne e uma etapa final mais curta. No total serão percorridos 1.177 km, com 27 subidas no caminho.
A crono, que conta com uma subida gradual nos primeiros oito quilômetros e, a 4 km da chegada, ainda há uma subida de 1 km a 7% de inclinação, deverá ser o momento crucial da briga pela classificação geral.

As etapas da Paris-Nice 2018

Altimetria da penúltima etapa, até Valdeblore La Colmiane, uma estação de esqui
O percurso de 2018 inclui ainda uma etapa ao estilo Liege-Bastogne-Liege no 6º dia e uma chegada ao alto em Valdeblore La Colmiane (com 16,3 km a 6,2% de inclinação média), um resort de esqui, antes da etapa final em Nice, com 110 km de percurso. A última etapa, nas colinas ao redor de Nice, tem o Col d’Eze, que será percorrido de um lado diferente do feito no passado. Depois serão nove quilômetros de descida rápida antes do Col des Quatre Chemins e a descida final, até a chegada na Promenade des Anglais, o calçadão, à beira do Mediterrâneo.
No pelotão, além dos 18 times World Tour, participam as equipes convidadas Cofidis, Solutions Crédits, Delko Marseille Provence KTM e Direct Energie, todas francesas. O campeão do ano passado, o colombiano Sergio Henao (Sky) retorna para defender o título e um compatriota, Esteban Chaves (Mitchelton-Scott), promete deixar a batalha ainda mais dura nas montanhas. Daniel Martin (UAE Emirates), 3º colocado no ano passado, atrás de Alberto Contador, também está confirmado e já mostrou que está confiante.
Outros nomes confirmados na disputa são Bauke Mollema (Trek-Segafredo), Julian Alaphilippe (Quick-Step Floors), os irmãos Ion e Gorka Izagirre (Bahrian-Merida) e Nicolas Roche e Tejay van Garderen (ambos BMC).
Entre os sprintistas comparecem Alexander Kristoff (UAE-Emirates), Elia Viviani (Quick-Step Floors), Dylan Groenewegen (LottoNL-Jumbo), John Degenkolb (Trek-Segafredo) e Sam Bennett (Bora-Hansgrohe), que venceu uma etapa da Paris-Nice do ano passado.
AS ETAPAS
4 de março – Etapa 1: Chatou – Meudon – 135 km
5 de março – Etapa 2: Orsonville – Vierzon – 187 km
6 de março – Etapa 3: Bourges – Châtel-Guyon – 195 km
7 de março – Etapa 4: La Fouillouse – Saint-Etienne – 18,4 km CRI
8 de março – Etapa 5: Salon-de-Provence – Sisteron – 163,5 km
9 de março – Etapa 6: Sisteron – Vence – 188 km
10 de março – Etapa 7: Nice – Valdeblore La Colmiane – 175 km
11 de março – Etapa 8: Nice – Nice – 110 km



