Skip to main content

Avancini na ponta na disputa do short track

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Thiago Lemos

Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) e Letícia Cândido (Audax FSA) venceram neste sábado (9 de junho) a prova de short track da segunda etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) em Ouro Preto (MG).

Na disputa do masculino, José Gabriel (Team Groove XCO) ficou em 2º e Guilheme Muller (Sense Factory Racing) em 3º. Completaram o pódio do Feminino a Sub-23 Karen Olimpio (Squadra/Oggi) e Viviane Favery (Cannondale Brasil Racing).

A disputa entre José Gabriel e Guilherme Muller em Ouro Preto

Com menos de 2 km, a prova de short track é caracterizada como rápida e explosiva, já que o competidor pedala 25 minutos mais duas voltas para concluir o percurso. “A primeira volta eu não estava controlando muito, estava sofrendo bastante. Esperava que o começo fosse ser pesado e depois eu consegui encaixar em um bom ataque por cima. O José Gabriel reagiu bem, mas é um circuito bastante seletivo e foi uma boa mostra de como vai ser a prova de XCO. A pista é muito difícil, exige bastante concentração mas é um mountain bike bem legal. Estou feliz com a vitória, afinal conseguir um bom resultado depois de uma sequência de competições internacionais é gratificante”, disse Avancini.

​A segunda colocação ficou para José Gabriel que está estreando na Elite este ano. Ele conquistou o vice-campeonato no XCC na subida do Sprint Final com Guilherme Muller. A briga levou o público ao delírio. “Vim pra cá para o tudo ou nada porque este é o meu primeiro ano de Elite e qualquer coisa que acontecer pra mim é lucro já que ainda estou em adaptação. Larguei e vi que eu estava bem e tentei ir com o Henrique, mas ele usou a cabeça, ele fez um ataque em cima de outro e eu vi que não tinha perna pra ir com ele. Depois, vi o Guilherme vindo atrás. Deixei para o final, me posicionei bem, e vim para o sprint que é uma característica minha, já que eu vim do bicicross. Ganhei por milésimos e estou bem feliz”, disse.

Letícia Cândido é a vencedora

Letícia Cândido iniciou a prova com força e conseguiu abrir uma vantagem de mais de dois minutos em relação a segunda colocada. A competidora explicou que não era a estratégia, mas que as circunstâncias levaram a este resultado. “Eu credito que a vantagem que abri foi devido a minha adaptação neste tipo de terreno, já que eu moro em uma cidade do lado (Ouro Branco), eu já tinha corrido uma prova aqui e treinei durante a semana. Minha estratégia de prova era outra mas as circunstâncias desde a primeira volta me deram isso, porque eu consegui largar na frente e fui abrindo aos poucos”, comentou Letícia.

Por outro lado, Karen Olímpio estreou em Ouro Preto. A atleta que é Sub-23 disse que amanheceu com o pensamento de lutar pelo melhor resultado e ficou feliz com o vice-campeonato. “Eu acordei com o pensamento de fazer uma ótima prova. Larguei para vencer, mas sair com a segunda colocação é um ótimo resultado. Foi uma prova explosiva que você está o tempo todo com o batimento alto e é preciso manter a concentração para não errar neste circuito que tem muitas pedras”, concluiu.

Confira os cinco primeiros colocados da Elite Masculina:
1. Henrique da Silva Avancini (Cannondale Factory Racing) – 0:33:52
2. José Gabriel Marques (Groove / Chayoang / Shimano) – 0:34:36
3. Guilherme Gotardelo Muller (Sense Factory Racing) – 0:34:36
4. Rubens Donizete Valeriano (Sense Factory Racing) – 0:34:38
5. Mario Couto Grego Santos – Sub-23 (Sense Factory Racing) – 0:34:41

Confira os cinco primeiros colocados da Elite Feminina:
1. Leticia Jaqueline Soares Cândido (Audax Fsa) – 0:33:48
2. Karen Olimpio – Sub23 – (Squadra/Oggi) – 0:36:11
3. Viviane Favery Costa (Cannondale Brasil Racing) – 0:36:21
4. Hercilia Najara Ferreira (Ciclovia Team / Seja Bike)
5. Isabella Gonçalves Ribeiro (Specialized Racing Br)