Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI
Os suíços e atuais campeões mundiais de XCO Nino Schurter e Jolanda Neff começaram o Mundial de 2018 de MTB, que está sendo disputado em Lenzerheide, na Suíça, com vitória na prova Team Relay. Na disputa final, Schurter e Manuel Fumic, da Alemanha, começaram a última volta juntos mas o suíço abriu e encerrou 13 segundos à frente.
“O percurso foi bastante técnico e complicado depois da chuva, mas os campeonatos mundiais são sempre especiais. O Team Relay é diferente do que normalmente fazemos: você faz parte de uma equipe e todo mundo precisa ter um bom desempenho”, disse Schurter.
A equipe da Alemanha ficou com a medalha de prata e a da Dinamarca com o bronze.
VEJA A DISPUTA
O Mundial de Lenzerheide conta com 716 atletas de 55 nações em busca da cobiçada camisa arco-íris. Seis brasileiros participarão da prova de XCO, e o público poderá acompanhar a disputa ao vivo, com comentários em português, pela Red Bull TV, no sábado (8 de setembro).
A pista de Lenzerheide é dura e começa com um trecho bem físico. Depois, subidas e descidas curtas se intercalam, sempre cheios de pedras e raízes. “É uma pista que exige muito da qualidade e do esforço do atleta. Há muitos momentos pedalando e é preciso fazer uma boa conexão de seção a seção, o que exige uma concentração absurda e uma constância muito grande ao longo das voltas. Ela testa muito o atleta em vários pontos”, diz Henrique Avancini, que integra a seleção do Brasil.
PROGRAMAÇÃO
5/9
17h30 Team Relay
6/9
14h XCO Junior feminino
16h30 XCO Junior masculino
7/9
10:15 – Classificatórias downhill
14h30 XCO Sub 23 feminino
16h30 XCO Sub 23 masculino
8/9
12h30 XCO Elite feminino
15h30 XCO Elite masculino
9/9
9h30 – Finais do downhill
13h – Downhill Elite feminino
14h30 – Downhill Elite masculino




