Skip to main content

Mueller foi rebocada por um dragster pilotado por Shea Holbrook

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

No último fim de semana dois ciclistas estabeleceram novos recordes de velocidade. No Salar de Bonneville, nos Estados Unidos, a norte-americana Denise Mueller-Korenek cravou 296km/h no domingo, 16 de setembro.

Vista da parte traseira do carro; ciclista foi rebocada por 5,5km

Denise, de 45 anos e mãe de três filhos, foi rebocada por um dragster por um trecho de 5,5km e pedalou uma KHS, modificada e com rodas de motocicleta aro 17, e quebrou o próprio recorde de 2016 quando atingiu 237,7km/h.

[youtube url=”www.youtube.com/watch?v=wPEgG-T3zMI” width=”560″ height=”315″]

 

A KHS modificada: rodas de moto aro 17, coroa grande e traseira alongada

RECORDE EUROPEU
No mesmo dia, do outro lado do Atlântico, o britânico Neil Campbell chegou a 240km/h no aeroporto em North Yorkshire, no Reino Unido. Campbell foi rebocado por um Porsche Cayenne Turbo até a velocidade de 160km/h.

A Moss de Neil Campbell, construída especialmente para o atleta

Campbell estabeleceu o novo recorde europeu com uma bike da marca Moss, especialmente construída na Inglaterra para o evento. Em junho, o britânico havia chegado a 217,2km/h no mesmo local.

https://vimeo.com/290446393?from=outro-embed

O recorde mundial de velocidade sobre bicicleta era do holandês Fred Rompelberg, que atingiu 268,8km/h em 1995, também no Salar de Bonneville.

O método usado por Campbell e por Denise é conhecido como “motorpaced”, em que o ciclista é rebocado até alta velocidade e então pedala para buscar a velocidade máxima.

RECORDE MUNDIAL BRASILEIRO
O método é muito diferente do utilizado pelo paranaense Evandro Portela, que no dia 5 de fevereiro deste ano chegou a 204km/h.

Portela usou o vácuo de um Subaru WRX com uma carenagem, mas pedalou com as próprias forças todo o trajeto na rodovia BR-277, entre Curitiba e São José dos Pinhais, no Paraná. O recorde ainda está em processo de homologação pelo Guiness, Livro dos Recordes.

“A americana usou um cabo de aço para ser rebocada, pneus de moto etc. Eu fiz no pelo e com uma bike normal, modificada apenas com uma coroa grande e só. Usei rodas normais, pneus normais de 23mm de largura. Se fosse para ser rebocado eu chegaria a 400km/h”, diverte-se o brasileiro.

DETALHES SOBRE O RECORDE DE PORTELA
http://bikemagazine.nacaodesign.com/2017/11/evandro-portela-estabelece-recorde-de-velocidade-a-202km-h