Do Bikemagazine
Foto de divulgação/UCI
Congonhas, em Minas Gerais, recebe nos dias 24 e 25 de novembro a última etapa da Copa do Mundo de Cross Country Eliminator (XCE), que será disputada pela primeira vez no Brasil A temporada 2018 começou em Columbus, nos EUA, em junho, e depois teve etapas na Itália, Áustria, Holanda, Alemanha e Bélgica. O holandês Jeroen Van Eck é o líder da classificação geral antes da etapa final, com 203 pontos. O alemão Simon Gegenheimer é o vice, com 139 pontos, seguido pelo francês Lorenzo Serres, com 135 pontos. Veja classificação completa aqui
As baterias da XCE reúnem quatro bikers, que disputam um percurso que pode ter entre 500 metros a 1 km. Os quatro sprintam na trilha curta e os dois mais rápidos são classificados, quanto os dois retardatários são eliminados. Assim, vão se formando as baterias até a grande final.
Como é uma prova curta, o atleta precisa de explosão. “O competidor dá toda a força e técnica em uma única volta para se classificar para a próxima bateria”, diz o especialista nesta modalidade, Luiz Henrique Cocuzzi, que venceu na estreia da modalidade na CIMTB Levorin, na etapa de Araxá, em 2012.
Para a Super Elite Masculina e Feminina haverá ainda um Short Track após as finais do XCE. Será uma bateria com todos os atletas inscritos, pedalando na pista durante 20 minutos mais duas voltas. Os competidores da CIMTB Levorin e da Copa Sense Bike também poderão participar da competição. A prova somará pontos para a competição e poderá mudar o cenário de decisão do campeonato em todas as categorias. A prova de XCE está aberta para as categorias Masculinas Sub15, Sub17, Júnior, Sub30, Sub35, Sub40, Sub45, Sub50, Sub55, Sub60, Over60 e da Copa Sense Bike, sendo Feminina Geral e Masculinas Expert, Cadete, Master e Veterano.
Mais informações em www.cimtb.com.br e http://citymountainbike.com/
MELHORES MOMENTOS DA ETAPA NA ANTUÉRPIA



