Do Bikemagazine
Foto de divulgação
O colombiano Fernando Gaviria vai mesmo deixar a equipe QuickStep-Floors um ano antes do final de seu contrato, confirmou o manager da equipe, Patrick Lefevere. Nas últimas semanas, a partir de uma reportagem publicada no jornal italiano Gazzeta dello Sport, o nome de Gaviria tem sido associado ao da equipe UAE-Emirates, que confirmou a contratação logo após o anúncio da QuickStep.
O sprintista colombiano, que tinha contrato com a QuickStep até o final da temporada de 2019, teria recebido permissão do próprio Lefevere para buscar uma nova equipe quando o time enfrentou a perspectiva de perder patrocínio e reduzir seu orçamento. Gaviria, que estreou no Tour de France nesta temporada com duas vitórias, é um dos nomes principais da QuickStep, cujo grande campeão de sprints na temporada foi o italiano Elia Viviani, com 18 vitórias.
No dia 8 de outubro, o time anunciou que havia conseguido um novo patrocinador, a marca belga Deceuninck, empresa fundada em 1937 e líder na fabricação de janelas. Com o novo apoiador, a partir de 2019, a equipe vai se chamar Deceuninck – Quick-Step, e tudo parecia resolvido. O time, que encerrou 2018 no topo do ranking UCI, com 73 vitórias em 22 países, estava salva.
Mas Gaviria já tinha iniciado conversações com outros times e Lefevere, em uma entrevista, destacou o poder financeiro superior da equipe dos Emirados Árabes. “Eu não quero manter as pessoas contra a vontade. Eu não quero dizer que ele não quer ficar, mas quando uma equipe é forçada a pensar em seu pior cenário, todos começam a falar”, declarou. E, nesta quarta-feira (24 de outubro), durante uma reunião com a equipe, o manager confirmou que o colombiano não continuará no time.
Gaviria, de 24 anos, teria recebido uma oferta de salário significativamente maior para integrar o UAE-Emirates. Vale lembrar que o colombiano conquistou seu lugar na equipe World Tour após vencer Mark Cavendish em dois sprints no extinto Tour de San Luis, em 2015. Dali mesmo já saiu contratado e, desde então, tem colecionado vitórias.
O colombiano iria se despedir da temporada na Volta da Turquia mas, logo na primeira etapa, caiu e fraturou a clavícula. O segundo nome da equipe nos sprints, o também colombiano Alvaro Hodeg, assumiu o posto e fez bonito ao vencer a 5ª etapa. Veja aqui
Outro neopro, o holandês Fabio Jakobsen, também encerrou a temporada com bons resultados e acaba de faturar duas etapas e a camisa por pontos do Tour de Guangxi, na China. Ambos são substitutos naturais de Gaviria na QuickStep, cujas únicas contratações para 2019 até agora são mais dois neo-pros, o novo campeão mundial Sub-23 de estrada e crono Remco Evenepoel e o dinamarquês Mikkel Honoré. Também deixam a equipe nesta temporada o campeão do Tour de Flanders Niki Terpstra, Laurens De Plus, Max Schachmann e Jhonatan Narvaez.



