Dani Prandi e Marcos Adami / Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Brian Hodes
O argentino Max Richeze (QuickStep-Floors) venceu nesta terça-feira (9 de outubro) a etapa de abertura da 54ª edição da Volta da Turquia, que começou com novidade. Pela primeira vez a disputa teve início em Konya. A etapa inicial percorreu 150km e o argentino cruzou a meta com o tempo de 3h29min14s.
O colombiano Fernando Gaviria, colega de equipe de Richeze, era um dos favoritos para o sprint, mas caiu a 4 km da meta. Outro colombiano, Alvaro Hodeg, seria naturalmente o homem da chegada, mas Richeze contou que ele perdeu a roda na última curva. “A vitória, então, foi minha, o que foi uma surpresa”, afirmou o argentino de 35 anos, que é o principal embalador do Gaviria. Esta foi a terceira vitória de Richeze na prova, após faturar duas etapas em 2008.
Richeze falou com exclusividade ao Bikemagazine que, mesmo com a camisa de líder, a equipe continuará a trabalhar ou por Gaviria (ainda não se sabe se ele continuará na disputa) ou por Hodeg. “Eles são os mais rápidos, então é o mais natural”, afirmou. Gaviria foi o último a cruzar a meta, a 4min55s, em 138º lugar.
A segunda colocação ficou com o irlandês Sam Bennett (Bora-Hansgrohe). Jempy Drucker (BMC), de Luxemburgo, completou o pódio.
Nicolas Sessler (Burgos-BH), o único brasileiro na disputa, se manteve na fuga com Ander Barrenetxea (Euskadi Basque Country Murias), Benat Txoperena (Euskadi Basque Country Murias), Kenneth Van Rooy (WB Aqua Protect Veranclassic) e Feritcan Şamlı (Turkey National Team), que foi alcançada a 15km da chegada. Sessler terminou na 112ª posição, a 49 segundos.
A Volta da Turquia 2018, nível 2 World Tour, conta com 20 equipes. Nesta edição a corrida terá seis etapas, com pelo menos três com chegadas próprias para sprinters. Novas cidades entraram no roteiro, como Manisa e Bursa, que recebem a corrida na quinta e na sexta etapas, respectivamente, além da estreia em Konya.
Nesta quarta-feira, a 2ª etapa terá 154,1km, com largada em Alanya e chegada em Antalya, no litoral do Mar Egeu. A prova prossegue pela costa do Egeu até a terceira etapa de 137km, que tem largada em Fethiye e chegada em Marmaris. No dia seguinte, o pelotão tem a jornada mais longa, com 206,7km de percurso em relevo ondulado e chegada ao alto em Selçuk.
A penúltima etapa começa em Selçuk e percorre 136,5km até Manisa, que recebe a competição pela primeira vez. O pelotão segue então para Bursa, local da largada da última etapa, de 166km, com chegada final em Istambul.
TOP 10 DA ETAPA
1 Maximiliano Richeze (Arg) Quick-Step Floors 3:29:14
2 Sam Bennett (Irl) Bora-Hansgrohe m.t.
3 Jean-Pierre Drucker (Lux) BMC Racing Team m.t.
4 Alvaro Hodeg (Col) Quick-Step Floors m.t.
5 Brenton Jones (Aus) Delko Marseille Provence KTM m.t.
6 Simone Consonni (Ita) UAE Team Emirates m.t.
7 Enrique Sanz Unzue (Esp) Euskadi Basque Country-Murias m.t.
8 Christophe Noppe (Bel) Sport Vlaanderen-Baloise m.t.
9 Edward Theuns (Bel) Team Sunweb m.t.
10 Luca Pacioni (Ita) Wilier Triestina-Selle Italia m.t.
TOP 10 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 Maximiliano Richeze (Arg) Quick-Step Floors 3:29:04
2 Sam Bennett (Irl) Bora-Hansgrohe 0:00:04
3 Jean-Pierre Drucker (Lux) BMC Racing Team 0:00:06
4 Kenneth Van Rooy (Bel) Sport Vlaanderen-Baloise 0:00:07
5 Benat Txoperena Matxikote (Esp) Euskadi Basque Country-Murias 0:00:09
6 Alvaro Hodeg (Col) Quick-Step Floors 0:00:10
7 Brenton Jones (Aus) Delko Marseille Provence KTM m.t.
8 Simone Consonni (Ita) UAE Team Emirates m.t.
9 Enrique Sanz Unzue (Esp) Euskadi Basque Country-Murias m.t.
10 Christophe Noppe (Bel) Sport Vlaanderen-Baloise m.t.
AS ETAPAS
Etapa 1 – Konya – Konya – 150km
Etapa 2 – Alanya – Antalya – 154,1km
Etapa 3 – Fethiye – Marmaris – 137,2km
Etapa 4 – Marmaris – Selçuk – 206,9km
Etapa 5 – Selçuk – Manisa – 137,3km
Etapa 6 – Bursa – Istambul – 166,7km
LEIA MAIS
Volta da Turquia: confira detalhes da bike do sprintista Gaviria
VEJA TAMBÉM
Volta da Turquia no Bikemagazine





