Skip to main content

A cidade histórica de Congonhas fecha a programação da CIMTB

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A etapa de Congonhas (MG), com cerca de 1.500 inscritos, fecha o calendário da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) e do mountain bike nacional com uma prova internacional inédita no Brasil: a final da Copa do Mundo de Eliminator (XCE).

O evento será neste final de semana, dias 24 e 25 de novembro, e poderá ser acompanhado ao vivo. Clique aqui

CIMTB termina em Congonhas Foto: Thiago Lemos/CIMTB

O organizador Rogério Bernardes comenta que esta é uma grande oportunidade de fortalecer o esporte e uma boa escolha para fechar o calendário. “2018 foi o ano do mountain bike brasileiro, com Henrique Avancini campeão Mundial de Maratona e resultados históricos nas etapas de Copa do Mundo de XCO. Além dele, outros atletas deixando sua marca e retornando ao esporte. Não tinha como ser diferente. Fechar o ano com uma Copa do Mundo de Mountain Bike no Brasil é dar continuidade a esta temporada cheia de superações para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Nunca estivemos tão próximos de uma histórica medalha e vamos torcer para dar tudo certo”, disse.

A pista da Copa do Mundo de MTB Eliminator tem percurso de 950 metros, em torno da Basílica Bom Jesus do Matozinhos. As baterias reúnem quatro bikers, que disputam a trilha curta e os dois mais rápidos são classificados, quanto os dois retardatários são eliminados. Assim, vão se formando as baterias até a grande final.

O holandês Jeroen van Eck (Vaneck Racing) chega para a última etapa com o título nas mãos. Eck lidera a classificação geral com 203 pontos e o alemão Simon Gegenheimer (ROSE Vaujany fueled by ultraSPORTS) é o vice, com 139 pontos. Como a etapa final no Brasil vale 60 pontos para o vencedor, o holandês já está em clima de comemoração. A temporada 2018 começou em Columbus, nos EUA, em junho, e depois teve etapas na Itália, Áustria, Holanda, Alemanha e Bélgica. Tanto Jeroen Van Eck quanto Simon Gegenheimer disputaram todas as etapas.

Para os atletas amadores, o XCE também será mais uma opção de prova e de pontos nas categorias Open. Competidores das categorias da CIMTB Masculinas Sub15, Sub17, Júnior, Sub30, Sub35, Sub40, Sub45, Sub50, Sub55, Sub60, Over60 e da Copa Sense Bike, Feminina Geral e Masculinas Expert, Cadete, Master e Veterano, terão a chance de conquistar os pontos do XCE que pode mudar o pódio geral no fim do evento, no domingo (25).

A CIMTB terá ainda a final do Desafio Audax de Cyclocross em formato de Maratona. Serão 42 km pedalando em estradões com uma bike CX com largada na manhã do domingo. A prova, que estreou em Araxá, também teve disputas nas etapas de Ouro Preto e de São Paulo.

No Masculino, o atleta que está à frente é Valmor Hausmann (Soul Cycles) com 92 pontos. Ganhador da etapa de Araxá e também de São Paulo, Valmor está com uma vantagem considerável do companheiro de equipe Robson Ferreira Silva que tem 79 pontos. O ganhador da prova de Congonhas soma 46 pontos no campeonato. Já as mulheres estão empatadas na primeira colocação. Ludmila Prado, Rejane Lima (Groove Bike / Ciclista Fênix / Caça Pedal) e Valeria Aparecida estão com 46 anos cada uma. Em caso de empate, ganha a atleta que pedalar a última etapa e levar a melhor.

Na programação há ainda uma feira com mais de 30 expositores com diversos produtos do mercado, entre bikes e equipamentos.

LEIA MAIS
Copa do Mundo de XCE termina no Brasil em novembro

Mais informações em www.cimtb.com.br e http://citymountainbike.com/