Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Marcelo Rypl
O holandês Jeroen van Eck encerrou a Copa do Mundo de MTB Eliminator (XCE) com vitória em Congonhas (MG) e a confirmação do título de campeão da classificação geral neste domingo (25 de novembro). Van Eck festejou o fim de uma temporada de sucesso, quando começou e terminou a competição com vitória e foi top 4 em 6 das sete etapas.
O brasileiro Luiz Henrique Cocuzzi teve um começo surpreendente e manteve seus principais competidores atrás até que Van Eck teve a chance de ultrapassar e abriu. Cocuzzi ficou em 2º lugar e o campeão alemão Simon Gegenheimer foi o 3º. O francês Lorenzo Serres terminou em 4º.
“Terminar a minha temporada com uma vitória no Brasil é ótimo, especialmente ao usar a camisa do líder. O percurso da corrida foi simplesmente louco. Eu realmente amei, me senti muito relaxado e a galera foi absolutamente incrível. Eu não poderia estar aqui onde estou hoje sem a ajuda da minha família, treinador, e, claro, minha namorada. Eu acredito que é hora de umas merecidas férias”, disse o vencedor.
No feminino, a brasileira Marcela Lima foi a vencedora e entra para a história, assim como Van Eck, como os primeiros a vencerem uma etapa Copa do Mundo de XCE no Brasil. O pódio foi brasileiro e a vencedora teve que encarar Karen Olímpio em uma batalha apertada pela ponta. Tania Clair Pickler e Paula Gallan terminaram respectivamente em 3º e 4º.
“Foi incrível do começo ao fim. Estou muito feliz com esta vitória. É ótimo ter uma corrida XCE desafiadora em casa. Na época em que percebi que haveria uma Copa do Mundo no Brasil descobri que essa corrida poderia ser meu maior objetivo do ano. Eu tenho trabalhado duro para chegar aqui. Ter uma Copa do Mundo no Brasil realmente me motivou a ter um bom desempenho. Fico feliz em compartilhar algumas experiências agora e divulgar esta emocionante disciplina. É simplesmente incrível terminar assim ”, disse a vencedora.
A Copa do Mundo de MTB XCE terminou com a etapa de Congonhas, marcada pela chuva. O holandês Jeroen van Eck encerrou com um total de 263 pontos, com Simon Gegenheimer em 2º com 169 pontos. No feminino, a vitória ficou com a norueguesa Ingrid Boe Jacobsen. A temporada 2018 começou em Columbus, nos EUA, em junho, e depois teve etapas na Itália, Áustria, Holanda, Alemanha e Bélgica.
Masculino – UCI MTB Eliminator World Cup Congonhas (BRA)
1. Jeroen van Eck (HOL)
2. Luiz Henrique Cocuzzi (BRA)
3. Simon Gegenheimer (ALE)
4. Lorenzo Serres (FRA)
Feminino – UCI MTB Eliminator World Cup Congonhas (BRA)
1. Marcela Lima (BRA)
2. Karen Fernandes Olimpio (BRA)
3. Tânia Clair Pickler Negherbon (BRA)
4. Paula Gallan (BRA)
CLASSIFICAÇÃO GERAL FINAL
Masculino
1. Jeroen van Eck (HOL) – 263 pontos
2. Simon Gegenheimer (ALE) – 169 pontos
3. Lorenzo Serres (FRA) – 160 pontos
Feminino
1. Ingrid Boe Jacobsen (NOR) – 265 pontos
2. Ella Holmegard (SUE) – 150 pontos
3. Iryna Popova (UCR) – 138 pontos
Short Track
Logo após as baterias finais da Copa do Mundo de Eliminator, largou o Short Track. Os atletas pedalaram 20 minutos mais uma volta na mesma pista de XCE. Rubens Donizete Valeriano (Sense Factory Racing) e o companheiro de equipe Guilherme Muller conquistaram o primeiro e o segundo lugares respectivamente. No feminino, Letícia Cândido (Audax FSA) foi a campeã, seguida de Hercília Ferreira (Ciclovia Team/Seja Bike).
Para Hercília, a prova foi emocionante do início ao fim. “Eu larguei para dar o máximo de mim. A chuva foi um tempero a mais, mas consegui garantir a segunda colocação. Não larguei tão bem, fui ganhando força ao longo de cada volta. Vinte minutos naquela pista é desgastante, mas sair com a segunda colocação foi muito bom”, ressaltou.
Mais informações em www.cimtb.com.br e http://citymountainbike.com/





