Do Bikemagazine
Foto de divulgação
O holandês Jeroen van Eck (Vaneck Racing) chega para a última etapa da Copa do Mundo de Cross Country Eliminator (XCE), que termina a temporada com uma disputa inédita no Brasil na cidade de Congonhas, em Minas Gerais, nos dias 24 e 25 de novembro, com o título nas mãos. Eck lidera a classificação geral com 203 pontos e o alemão Simon Gegenheimer (ROSE Vaujany fueled by ultraSPORTS) é o vice, com 139 pontos. Como a etapa final no Brasil vale 60 pontos para o vencedor, o holandês já está em clima de comemoração.
A temporada 2018 começou em Columbus, nos EUA, em junho, e depois teve etapas na Itália, Áustria, Holanda, Alemanha e Bélgica. Tanto Jeroen Van Eck quanto Simon Gegenheimer disputaram todas as etapas.
Finalizando a temporada, o holandês fez um balanço positivo já que começou 2018 com um novo projeto, a própria equipe. “Estou muito feliz com minha performance em 2018. No fim de 2017 eu comecei minha própria equipe, Vaneck Racing, com o objetivo de criar um ambiente onde eu poderia me desenvolver de forma profissional. E eu posso verdadeiramente dizer que esta é uma coisa que eu alcancei. Com bons resultados, 2018 foi um ano que eu tracei correr e terminar entre os quatro melhores em toda Copa Mundo que eu participasse. Com cinco pódios na Copa do Mundo de Eliminator eu posso orgulhosamente dizer que eu alcancei meu objetivo”, comentou.
“E não teria melhor maneira para estrear no Brasil sendo que ainda passarei uma semana no País para descanso. Mas, enquanto essa semana não chega, meu foco será correr o mais rápido que eu puder no XCE. Ouvi dizer que os espectadores brasileiros são demais e eu não vejo a hora de fazer um show junto com eles”, disse.
Simon está mais habituado com as terras brasileiras. Além de já ter competido em outras provas no País, participou da etapa da CIMTB de Araxá em 2017 e finalizou a competição em 41º dos 76 atletas naquele ano. “Todas as vezes que estive no Brasil fiquei impressionado com as corridas e com o tamanho da comunidade brasileira de ciclistas. Para mim, como europeu, Henrique Avancini é o atleta mais conhecido brasileiro. Quando o encontrei durante a temporada de Copa de Mundo ele mostrou ser muito gentil e amigável”, disse.
Para Simon, a temporada também teve um balanço positivo. “Estou na segunda posição geral da Copa do Mundo de Eliminator e ganhei pela quarta vez o título alemão de XCE. Além disso, eu gosto como a disciplina desenvolve a técnica e como estamos pedalando em todas as partes do mundo. Ainda há duas grandes competições à frente, uma na China e a final do XCE em Congonhas”, finalizou.
As baterias da XCE reúnem quatro bikers, que disputam um percurso que pode ter entre 500 metros a 1 km. Os quatro sprintam na trilha curta e os dois mais rápidos são classificados, quanto os dois retardatários são eliminados. Assim, vão se formando as baterias até a grande final.
Para a Super Elite Masculina e Feminina haverá ainda um Short Track após as finais do XCE. Será uma bateria com todos os atletas inscritos, pedalando na pista durante 20 minutos mais duas voltas. Os competidores da CIMTB Levorin e da Copa Sense Bike também poderão participar da competição. A prova somará pontos para a competição e poderá mudar o cenário de decisão do campeonato em todas as categorias. A prova de XCE está aberta para as categorias Masculinas Sub15, Sub17, Júnior, Sub30, Sub35, Sub40, Sub45, Sub50, Sub55, Sub60, Over60 e da Copa Sense Bike, sendo Feminina Geral e Masculinas Expert, Cadete, Master e Veterano.
LEIA MAIS
Copa do Mundo de XCE termina no Brasil em novembro
Mais informações em www.cimtb.com.br e http://citymountainbike.com/



