Skip to main content

Henrique Avancini encerra temporada histórica com prêmio do COB

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/COB

O campeão mundial de maratona Henrique Avancini, número 2 do ranking mundial de MTB XCO, voltou a fazer história, nesta terça-feira (18 de dezembro), ao conquistar o Prêmio Brasil Olímpico (PBO), organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na categoria “Atleta da Torcida”.

Avancini encerrou a disputa com 73,5% dos votos, que contou ainda com a dupla do vôlei de praia Ághata e Duda, o ginasta Arthur Zanneti, a jogadora de futebol Marta, a judoca Erika Miranda, a atleta do handebol Eduarda Amorim, o nadador Bruno Fratus, a skatista Letícia Bufoni, o jogador de vôlei Bruninho Rezende e o surfista Gabriel Medina.

Além de “Atleta da Torcida”, Avancini também foi escolhido o melhor do MTB em 2018

Além de “Atleta da Torcida”, Avancini também conquistou o título de melhor atleta de 2018 no MTB, em votação que reuniu jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. “Foi um momento muito especial pra mim. Eu acredito que vai muito além de um reconhecimento, uma conquista pessoal. Eu acredito que esse momento demonstra a força da bicicleta no Brasil. Então esse reconhecimento tem um significado enorme para a nossa disciplina”, disse Avancini.

Avancini fez uma temporada memorável em 2018. Começou o ano com a terceira colocação na Cape Epic, logo depois, no mês de julho, conquistou a quarta colocação no Mundial de MTB XCO, e ainda garantiu seu 13ª título brasileiro de MTB. Em agosto, conquistou o título inédito para o Brasil no Mundial de MTB Maratona, e encerrou o ano com a 2ª colocação geral no ranking individual da União Ciclística Internacional (UCI).

Mais premiados
Cinco disciplinas do ciclismo integraram o Prêmio Brasil Olímpico. Além de Avancini, foram premiados ainda 
Anderson Ezequiel Filho, o “Andinho”, do BMX Racing, terceiro colocado no Campeonato Mundial, disputado no Azerbaijão. Atual campeão brasileiro, Leandro Overall levou a premiação no BMX Freestyle Park.

No ciclismo de estrada o vencedor foi o jovem atleta Vinicius Rangel, 30º colocado no último Mundial Junior. No Ciclismo de Pista, Kacio Freitas, campeão brasileiro, medalhista Pan-Americano e atualmente melhor brasileiro no ranking mundial, foi o vencedor.