Do Bikemagazine
Foto de divulgação
A equipe de ciclismo de Ribeirão Preto encerra a temporada 2018 com o tetracampeonato do ranking nacional do ciclismo de estrada. A CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) divulgou o ranking final da temporada e a equipe de Ribeirão Preto aparece no 1º lugar, com 1.921 pontos, mais de 600 à frente da vice-campeã, a equipe Funvic, com 1.290 pontos. Indaiatuba ficou em 3º, com 1.263 pontos.
Vale lembrar que o atual campeão brasileiro de estrada é Rodrigo do Nascimento, integrante da equipe.
A temporada 2018 começou com a chegada de Rafael Andriato, que estava na Itália, à equipe e a escolha do time para representar a seleção brasileira na Volta de San Juan, na Argentina. Ribeirão Preto disputou ainda a Volta de Mendoza, quando Andriato conquistou a vitória na 6ª etapa e Atílio Fetter foi o vice-campeão na classificação geral sub23. Na Volta do Uruguai, a equipe teve duas vitórias (sendo uma dobradinha) e cinco pódios e foi vice da classificação por equipes. No Campeonato Pan-Americano de 2018, também em San Juan, a equipe compareceu com Rodrigo do Nascimento, Rodrigo Melo, Rafael Andriato e Cristian Egídio.
No Brasil, o time conquistou, entre outros, o título por equipes da Volta de Guarulhos, e vitórias como a de Leonardo Finkler (São Salvador), Jeovane de Oliveira (Troféu Rei da Montanha) e Lucas Ribeiro Motta (campeão sub-23 na Volta do ABCD). A temporada terminou com os 100 km de Brasília, com cinco atletas ribeirãopretanos no pódio, sendo Rafael Andriato o campeão.
O time comandado pelo técnico Marcelo Donnabella, primeiro lugar no ranking também nos anos de 2012, 2013 e 2017, emplacou pelo sétimo ano seguido um lugar no Top 3 do ranking nacional: além dos títulos, foi vice-campeão em 2014 e 2016 e terceiro colocado em 2015. “A palavra-chave é ‘regularidade’. Nós conseguimos fazer isso muito bem neste ano. Não apenas disputamos provas, mas conseguimos muitas vitórias e pódios. E com muitos diferentes ciclistas. Isso é mérito da equipe”, comentou Donnabella.



