Skip to main content

Oscar Sevilla, aos 42 anos, defende o título em San Juan

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Aos 42 anos, Oscar Sevilla vai liderar a equipe Team Medellin na Volta de San Juan, na Argentina, de 27 de janeiro a 3 de fevereiro. O espanhol, radicado na Colômbia, é o atual campeão, depois da desclassificação de Gonzalo Najar por doping em 2018. Sevilla, o vice, herdou o título e diz que está contente em voltar à corrida mais uma vez. “Conquistar um título é sempre motivo de alegria, mas teria sido melhor celebrar no momento”, afirmou o ciclista. “De qualquer maneira, será um prazer voltar a San Juan e defender o título. Eu me sinto privilegiado”, completou.

Sevilla, que ficou em segundo lugar também na edição de 2017, terá ao seu lado os ciclistas Fabio Duarte, Weimar Roldan, Robigzon Oyola, Nicolas Paredes e Cristhian Montoya.

Sobre sua idade, o espanhol diz que ser um veterano não é um problema. “Não há segredo a não ser desfrutar do que sou apaixonado e, obviamente, correr com entusiasmo, sacrifício e disciplina. Enquanto continuar com força e desejando, estarei no pelotão.”

Sobre a Colômbia, onde vive, Sevilla é um entusiasta do cenário do ciclismo. “Na Colômbia, o ciclismo é o esporte do rei, especialmente nos últimos 10 anos. A quantidade de ciclistas que há é a causa do sucesso dos colombianos, além da topografia do país e o desejo que lhe puseram para poder realizar seu sonho”, afirma.

Em 2001, Sevilla foi 7º colocado na classificação geral do Tour de France e conquistou a camisa de melhor jovem. Conhecido como El Niño, sempre foi um exímio escalador desde que estreou no ciclismo profissional em 1998. Além do Tour de France, o espanhol se destacou na Volta da Espanha e foi vice na classificação geral em 2001 e ficou em quarto lugar em 2004.

Após se mudar para a Colômbia, Sevilla conquistou diversos títulos nas corridas sul-americanas e foi bicampeão do Tour do Rio. Também venceu a Vuelta al Valle del Cauca, Vuelta a Colombia, RCN y Antioquía, Vuelta a Chiriquí, Vuelta a Boyacá e, mais recentemente, em outubro passado, a Vuelta a Ecuador, que liderou de ponta a ponta.

A Volta de San Juan, de categoria 2.1 UCI, terá 27 equipes, seis delas World Tour: Bora-Hansgrohe, Dimension Data, Deceuninck-QuickStep, UAE Emirates, Movistar e Lotto-Soudal. Apesar de, em 2019, a Volta de San Juan comemorar sua 37ª edição, esta será a terceira vez que a disputa integra a categoria UCI.  Com sete etapas, a competição começa e termina em San Juan e terá, no 3º dia, uma prova de contrarrelógio individual de 12km em Pocito. A etapa rainha será a 5ª etapa, em El Colorado, com chegada ao alto a 2.700 metros de altitude.

AS ETAPAS
Etapa 1 (27/01): San Juan – Pocito (159.1 km)
Etapa 2 (28/01): Chimbas – Peri Lago Punta Negra (160.2 km)
Etapa 3 (29/01): Pocito – Pocito CRI (12.0 km)
Etapa 4 (30/01): San José de Jáchal – Valle Fértil / Villa San Agustín (185.8 km)
Etapa 5 (01/02): San Martín – Alto Colorado (169.5 km)
Etapa 6 (02/02): Autódromo El Villicúm – Autódromo El Villicúm (153.5 km)
Etapa 7 (03/02): San Juan – San Juan (141.3 km)

LEIA MAIS
Volta de San Juan no Bikemagazine