Estela Farah/Especial para o Bikemagazine
Fotos de divulgação/Namuss films
Em uma exibição épica, o colombiano Miguel Angel Lopez (Astana) foi superior na quarta etapa da Volta da Catalunha nesta quinta-feira (27 de março). O resultado não apenas lhe garantiu a vitória em uma das etapas mais duras da competição, como também permitiu que assumisse a liderança na classificação geral, com uma vantagem de 14 segundos em relação a Adam Yates (Michelton-Scott) que ocupa a segunda colocação, e a 16 segundos de Egan Bernal (Sky), na terceira.
O mesmo grupo que protagonizou a disputa decisiva nos quilômetros finais na etapa de ontem em Valter 2000, mas sem Dan Martin, esteve presente novamente nos momentos decisivos de hoje e garantiram mais uma atuação espetacular nos Pirineus. No entanto, quem brilhou solitário nos metros finais no alto do La Molina foi Miguel “Superman” Lopez, fazendo jus ao apelido.
O colombiano atacou na marca de 7km para a chegada, e, implacável, não deixou qualquer chance aos seus adversários. Quintana, que completou o grupo dos primeiros a cruzarem a meta, chegou 19 segundos depois e ocupa a quarta posição na classificação geral, a 25 segundos do novo líder.
Assim como ontem, a etapa de hoje não decepcionou. A missão do dia era completar um percurso curto, de 150, 3 km, mas bastante exigente: uma montanha de categoria especial, La Creueta, e duas passagens por La Molina, montanha de primeira categoria. Com uma vantagem bastante diminuída desde a etapa de ontem, o então líder Thomas De Gendt (Lotto – Soudal) já tinha como certo que seria seu último dia vestindo a camisa de líder da prova. E, de fato, sua previsão se cumpriu.
Alejandro Valverde (Movistar) também descartou qualquer intenção de disputar a classificação geral e antes da etapa já declarava que sua função seria trabalhar para Nairo Quintana, ainda que o final explosivo de La Molina se enquadrasse perfeitamente em suas características. Na etapa de hoje, Valverde cedeu mais 46 segundos, o que torna bastante difícil qualquer aspiração de defender seu titulo na prova.
A fuga do dia foi bastante numerosa, com 25 corredores presentes, entre eles alguns nomes fortes como Marc Soler e Carlos Verona (Movistar), Patrick Bevin (CCC), James Knoxx (Deceuninck -Quick Step), Max Schachmann e Gregor Mühleberger (Bora-Hansgrohe). Os mais bem-sucedidos foram a dupla da Movistar juntamente com Bevin, que coroaram sozinhos o cume de La Creueta, marcando uma vantagem superior a três minutos em relação ao pelotão, que era conduzido no passo forte de Jhonatan Narvaez (Sky), na tentativa de garantir tanto o controle da fuga como o desgaste dos adversários de Egan Bernal presentes no grupo.
Na primeira passagem por La Molina, Marc Soler e Gregor Mühlberger reinavam sozinhos à frente, impondo um ritmo alucinante, enquanto a equipe Sky endurecia ainda mais a corrida para o pelotão. De Gendt já dava os primeiros sinais de cansaço e de que hoje enfim jogaria a toalha, o que veio a acontecer na marca dos 11 km para a chegada, no início da subida final.
Faltando 8,4 km, com o grupo já bastante selecionado, Superman Lopez se lançou ao ataque, fulminando alguns nomes notáveis como Richie Porte ( Trek- Segafredo), Enric Mas (Deceuninck-Quick Step) e Dan Martin, que ainda se mantinham presentes na briga. Bernal reagiu ao ataque do corredor da Astana, levando na roda Quintana e Adam Yates, formando o grupo dos mais fortes da prova buscando caçar a Soler e Mühlberger que ainda se mantinham à frente. Poucos metros à frente, a 7 km para a meta, se deu ataque fulminante de Lopez, que finalmente alcançou os escapados, enquanto Simon Yates ( Michelton-Scott) chegava no grupo perseguidor para auxiliar ao irmão Adam, trazendo junto Steve Kruijswijk ( Jumbo-Visma).
Todos os esforços do grupo perseguidor não foram suficientes para impedir que Lopez abrisse ainda mais vantagem, se destacando de Soler na marca dos 600 metros finais e seguindo solitário para a vitória na última subida da prova. Dezesseis segundos depois chegava Mühlberger e Soler, segundo e terceiro colocados da etapa, respectivamente.
As diferenças na classificação geral seguem bastante apertadas e mesmo não tendo mais etapas com o mesmo grau de dificuldade da terceira e quarta, ainda restam três etapas até a decisão em Barcelona no domingo, o que faz com que a briga seja acirrada e o espetáculo, garantido. A vitória de hoje confirma a excelente forma de Miguel Angel Lopez, que neste ano também sagrou-se campeão da super disputada Volta da Colômbia.
A próxima etapa tem um trajeto acidentado de 189 km (o mais longo da competição), de Puigcerdà a Sant Cugat del Vallès, que inclui duas metas de montanha de primeira e terceira categorias, mas bastante distantes da chegada, o que favorece uma chegada para sprinters ou mesmo uma fuga.
A 99ª Volta da Catalunha não contará com transmissão televisiva no Brasil, mas teremos cobertura in loco trazendo todas as informações da prova com exclusividade para o Bikemagazine.
MELHORES MOMENTOS
TOP 10 DA ETAPA 4
1 Miguel Angel Lopez (Col) Astana Pro Team 4:02:07
2 Gregor Mühlberger (Aut) Bora-Hansgrohe 0:00:16
3 Marc Soler (Esp) Movistar Team m.t.
4 Egan Bernal (Col) Team Sky m.t.
5 Adam Yates (GBr) Mitchelton-Scott m.t.
6 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:00:19
7 Steven Kruijswijk (Hol) Team Jumbo-Visma m.t.
8 Guillaume Martin (Fra) Wanty-Gobert 0:00:32
9 Michael Woods (Can) EF Education First 0:00:41
10 Rafal Majka (Pol) Bora-Hansgrohe 0:00:42
TOP 10 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 Miguel Angel Lopez (Col) Astana Pro Team 17:31:05
2 Adam Yates (GBr) Mitchelton-Scott 0:00:14
3 Egan Bernal (Col) Team Sky 0:00:17
4 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:00:25
5 Daniel Martin (Irl) UAE Team Emirates 0:00:46
6 Steven Kruijswijk (Hol) Team Jumbo-Visma 0:00:56
7 Michael Woods (Can) EF Education First 0:01:42
8 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale 0:01:44
9 Rafal Majka (Pol) Bora-Hansgrohe 0:02:27
10 Marc Soler (Esp) Movistar Team 0:02:36
AS ETAPAS
25 de março: Etapa 1 – Calella-Calella – 164 km
26 de março: Etapa 2 – Mataró – Sant Feliu de Guíxols – 166,7 km
27 de março: Etapa 3 – Sant Feliu de Guíxols – Vallter 2000 – 179 km
28 de março: Etapa 4 – Llanars – La Molina – 150,3 km
29 de março: Etapa 5 – Puigcerda – Sant Cugat del Valles – 188,1 km
30 de março: Etapa 6 – Valls – Vila-Seca – 169,1 km
31 de março: Etapa 7 – Barcelona (Montjuic) – 143,1 km






