Estela Farah/Especial para o Bikemagazine
Fotos de divulgação/Namuss films
Depois de uma quinta etapa considerada oportuna para sprinters, onde alguns dos principais velocistas presentes na Volta da Catalunha, como Andre Greipel (Arkea-Samsic) e Alvaro Hodeg (Deceuninck-Quick Step) sucumbiram logo na montanha de primeira categoria localizada no início da etapa e a fuga acabou levando a melhor, na 6ª etapa, neste sábado (30 de março), a história foi diferente. A batalha entre fuga e velocistas marcou o dia novamente, mas dessa vez os sprinters se sobressaíram.
Para a 6ª etapa, o pelotão teve pela frente um percurso de 169 km com duas montanhas de terceira categoria, situadas a mais de 50 km da linha de chegada, com estradas estreitas e sinuosas na província de Tarragona que pareciam ideais para que se formassem fugas, quebrando o pelotão, ainda que a chegada plana indicasse um cenário perfeito para um sprint massivo.
Por parte dos aspirantes à classificação geral, a ordem do dia era proteger-se pois a etapa não oferecia muito terreno para que pudessem atrever-se a tentar mudar o cenário atual. Mesmo assim ocorreram movimentações das equipes dos “galos” no pelotão, sendo a mais consistente delas quando, aproveitando uma tentativa de ataque de Davide Formolo (Bora-Hansgrohe) na altura dos 10 km finais, o líder Miguel Angel Lopez (Astana) se lançou na roda do italiano para tentar aumentar a sua vantagem em relação aos seus adversários, mas o trem da Sunweb vinha furioso trazendo o pelotão para o sprint, frustrando a tentativa da dupla.
Prevaleceu a intenção dos velocistas, num duelo protagonizado por Michael Matthews (Sunweb) e Phil Bauhaus (Bahrain- Merida), onde o australiano da Sunweb se impôs sobre Bauhaus por pouquíssimos centímetros que levaram a decisão para a conferência do Photo-finish. Matthews garantia a sua segunda vitória na 99ª edição da Volta da Catalunha e confirmava a ótima fase.
Joseph Cerny (CCC), o francês Geoffrey Bouchard (AG2R La Mondiale), Mikel Iturria (Euskadi-Murias) e Oscar Riesebeek (Rompot-Charles) formaram a fuga do dia, que se formou próximo aos 20 km iniciais da prova, chegou a abrir uma vantagem de cerca de 3 minutos e foi finalmente alcançada faltando por volta de 12 km para a linha de chegada.
Apesar de manter a fuga controlada ao longo de toda a etapa, o pelotão não teve um dia fácil. As movimentações das equipes dos líderes da geral, buscando surpreender seus concorrentes, acabou por impor um ritmo forte e bastante dinâmico. Nos 10 km finais, num passo alucinante colocado pela equipe Movistar, duas dura quedas aconteceram envolvendo os corredores Oscar Rodriguez (Euskadi-Murias) e o dinamarquês Niklas Eg (Trek-Segafredo).
Neste domingo, a Volta chega a Barcelona, seu destino final. À Lopez falta apenas superar as oito ascensões à Montjuic para escrever seu nome pela primeira vez nos palmares da Volta da Catalunha. Será um final clássico, de 143,1 quilômetros com saída e chegada na capital catalã, onde, considerando os resultados das edições mais recentes, será complicado que Adam Yates consiga reduzir a vantagem de 14 segundos desfrutada pelo colombiano.
Uma das incógnitas será a meteorologia. A previsão é de chuvas neste domingo em Barcelona, uma circunstância que poderia comprometer as condições do asfalto da montanha de Montjuic.
ÚLTIMO KM
TOP 10 DA ETAPA 6
1 Michael Matthews (Aus) Team Sunweb 3:53:36
2 Phil Bauhaus (Ale) Bahrain-Merida
3 Daryl Impey (RSA) Mitchelton-Scott
4 Patrick Bevin (NZl) CCC Team
5 Mikel Aristi Gardoki (Esp) Euskadi Basque Country-Murias
6 Hugo Hofstetter (Fra) Cofidis, Solutions Credits
7 Ryan Gibbons (RSA) Dimension Data
8 Miguel Angel Lopez (Col) Astana Pro Team
9 Rafal Majka (Pol) Bora-Hansgrohe
10 Enric Mas (Esp) Deceuninck-QuickStep
TOP 10 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 Miguel Angel Lopez (Col) Astana Pro Team 25:53:41
2 Adam Yates (GBr) Mitchelton-Scott 0:00:14
3 Egan Bernal (Col) Team Sky 0:00:17
4 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:00:25
5 Daniel Martin (Irl) UAE Team Emirates 0:00:46
6 Steven Kruijswijk (Hol) Team Jumbo-Visma 0:00:56
7 Michael Woods (Can) EF Education First 0:01:42
8 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale 0:01:44
9 Rafal Majka (Pol) Bora-Hansgrohe 0:02:27
AS ETAPAS
25 de março: Etapa 1 – Calella-Calella – 164 km
26 de março: Etapa 2 – Mataró – Sant Feliu de Guíxols – 166,7 km
27 de março: Etapa 3 – Sant Feliu de Guíxols – Vallter 2000 – 179 km
28 de março: Etapa 4 – Llanars – La Molina – 150,3 km
29 de março: Etapa 5 – Puigcerda – Sant Cugat del Valles – 188,1 km
30 de março: Etapa 6 – Valls – Vila-Seca – 169,1 km
31 de março: Etapa 7 – Barcelona (Montjuic) – 143,1 km







