Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Fabio Piva
Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) venceu neste sábado (9 de março) a prova de short track (XCC) que abriu a programação da da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike (CIMTB Michelin) 2019 no Vale do Cuiabá em Petrópolis, sua terra-natal. Luiz Henrique Cocuzzi (Equipe Lar – Scott) foi o vice, seguido de Daniel Grossi (Groove Bikes/Chaoyang/Shimano/ASW).
Avancini e Cocuzzi ditaram o ritmo durante os 37 minutos de prova. O campeão mundial de maratona abriu vantagem na última volta e encerrou com 27 segundos de diferença. “Foi uma boa disputa com o Cocuzzi porque ele segura bastante. Pra mim, competir assim é bastante desafiador. Eu gosto mais de uma prova mais ativa, um atacando o outro”, disse Avancini.
Cocuzzi contou que um erro na última volta fez diferença para o resultado. “Eu sabia que ia ser disputada e dura. Fiz uma estratégia até a última volta que deu certo, consegui poupar. Infelizmente eu tive um erro na última subida que custou a prova. Mas estou feliz com o resultado e vamos para a próxima”, comentou.
No feminino, a campeã brasileira Jaqueline Mourão (Sense Factory Racing), que retorna à competição após quase dez anos, foi a vencedora, com Letícia Cândido (Corinthians Audax) em 2º lugar e Danilas Ferreira da Silva (Tropix) em 3º. “Eu estou muito feliz de estar aqui e de rever tantas pessoas amadas, está sendo uma experiência incrível. Eu comecei junto com o Rogério com a Copa Ametur e estou muito feliz de ver a CIMTB tão grande e por estar representando uma equipe brasileira”, disse.
Apesar de experiente, a atleta Sense Factory Racing fez a primeira prova de short track na carreira e finalizou com uma diferença de quase 1min30segs. “Esse foi meu primeiro short track na vida. Tenho experiência mas não de XCC e eu não sabia como eu ia me comportar. Às vezes eu estava liderando, não sabia se eu forçava mais ou não. Foi um grande aprendizado. Agora, vamos recuperar porque amanhã tem mais”, comentou.
A vice-campeã Letícia Cândido comentou que pedalou no circuito no dia anterior e que teve uma outra impressão durante a prova. “Ontem quando eu rodava na pista eu tive a impressão de ser divertida, dura nas subidas, mas eu consegui me divertir. Hoje a percepção mudou totalmente, eu senti bastante na subida e de repente um super downhil e o Rock Garden que aparentemente era uma coisa fácil, com o desgaste do esforço físico ele se torna muito difícil. Me senti em um mundial, deu pra sentir o nível técnico das atletas e foi muito importante. Estou contente com o resultado”, finalizou.
Confira o resultado completo do masculino
Confira o resultado completo do feminino





