Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
O norueguês Alexander Kristoff UAE Emirates) venceu neste domingo (31 de março) a clássica Gent-Wevelgem, na Bélgica, no sprint. John Degenkolb (Trek-Segafredo) e Oliver Naesen (AG2R La Mondiale) ficaram em 2º e 3º na corrida de 251,5 km de percurso por Flanders. Nesta edição, a 81ª, a disputa foi marcada, mais uma vez, pelos fortes ventos da costa do Mar do Norte.
A Gent-Wevelgen é conhecida por ser a clássica nos paralelepípedos mais propícia aos sprinters e a sua história comprova: Mario Cipollini a venceu três vezes e Tom Steels duas vezes, por exemplo. E em 2019 não foi diferente. O final no sprint parecia inevitável depois que alguns dos mais rápidos sobreviveram à brutal escalada ao Kemmelberg, perto dos antigos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial, na fronteira francesa, e entraram voando nos 35km finais.
Peter Sagan (Bora-Hagsngrohe), que venceu a prova em 203, 2016 e em 2018, escapou cedo com um pequeno grupo e liderou o pelotão até os 20 km finais, mas a fuga foi alcançada e Sagan terminou fora do Top 10, na 32ª posição, a 13 segundos do vencedor.
Equipes como a Deceuninck-QuickStep e a Jumbo-Visma estavam preparadas para levar seus velocistas e os 15km finais foram muito movimentados. Na linha de chegada, Kristoff começou o sprint no último quilômetro ao sair da roda de Adrien Petit (Direct Énergie) e acelerou nos 250 metros finais.
“Fernando Gaviria fez uma ótima corrida e ficou na frente durante todo o dia, mas me disse nos últimos 10km que não se sentia bem”, disse Kristoff após a chegada. “Então ele disse: ‘OK, vá para o sprint você mesmo’, porque normalmente seria eu que o embalaria. Foi uma grande vitória para mim”, completou.
No feminino, a holandesa Kirsten Wild (Wnt Rotor) foi a vencedora, com Lorena Wiebes (Parkhotel Valkenburg) em 2º e Letizia Paternoster (Trek-Segafredo) em 3º. Na versão para as mulheres, o percurso foi de 136,9 km.
VEJA A CHEGADA
TOP 10
1 Alexander Kristoff (Nor) UAE Team Emirates 05:26:04
2 John Degenkolb (Ale) Trek-Segafredo
3 Oliver Naesen (Bel) AG2R La Mondiale
4 Mathieu van der Poel (Hol) Corendon-Circus
5 Danny van Poppel (Hol) Team Jumbo-Visma
6 Adrien Petit (Fra) Direct Energie
7 Matteo Trentin (Ita) Mitchelton-Scott
8 Rüdiger Selig (Ale) Bora-Hansgrohe
9 Matej Mohoric (Slo) Bahrain-Merida
10 Jens Debusschere (Bel) Katusha-Alpecin






