Skip to main content

Van der Poel na vitória da Amstel Gold race

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Para alegria dos fãs, Mathieu Van der Poel, com a camisa de campeão holandês, venceu neste domingo (21 de abril) a Amstel Gold Race, a única corrida World Tour da Holanda e uma das mais prestigiadas clássicas do calendário. Van der Poel parecia não acreditar que tinha conquistado a vitória e balançou a cabeça, incrédulo, ao cruzar a linha de chegada. E a vitória teve ainda um valor histórico e sentimental já que seu pai, Adri Van der Poel, venceu a Amstel Gold Race em 1990. 

Ciclista holandês conquista vitória sensacional

Esta foi a sua primeira vez na corrida de 265,7 km de percurso e ele parecia sem forças a 6km da meta. Mas, quando ninguém esperava, Van der Poel atacou e buscou os líderes Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) e Jakob Fuglsang (Astana).

Foi uma vitória emocionante para o holandês, campeão mundial de ciclocross que, em 2019, veste a camisa da equipe de estrada Corendon-Circus, e fez uma excelente temporada nas clássicas: venceu a Dwars Door Vlaanderen (veja aqui) e a Brabantse Pijl (veja aqui), além de ficar em 4º lugar no Tour de Flanders e na Ghent-Wevelgem.

Simon Clarke (EF Education First) terminou em 2º lugar e Fuglsang foi o 3º. Alaphilippe, vencedor da Strade Bianche e da Milão-San Remo de 2019, terminou em 4º lugar.

No percurso da Amstel Gold Race

Na corrida das mulheres, a vencedora foi a polonesa Katarzyna Niewiadoma (Canyon-Sram), com Annemiek van Vleuten (Mitchelton-Scott) e Marianne Vos (CCC-Liv) em 2º e 3º.

Como é tradição, festa no pódio é com cerveja

TOP 10 
1 Mathieu van der Poel (Hol) Corendon-Circus 6h28min18s
2 Simon Clarke (Aus) EF Education First m.t.
3 Jakob Fuglsang (Din) Astana Pro Team m.t.
4 Julian Alaphilippe (Fra) Deceuninck-Quick Step m.t. 
5 Maximilian Schachmann (Ale) Bora-Hansgrohe m.t.
6 Bjorg Lambrecht (Bel) Lotto-Soudal m.t.
7 Alessandro De Marchi (Ita) CCC Team m.t.
8 Valentin Madouas (Fra) Groupama-FDJ m.t.
9 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
10 Matteo Trentin (Ita) Mitchelton-Scott m.t.

A CHEGADA

ÚLTIMO KM