Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
A Copa Internacional Michelin de Mountain Bike (CIMTB Michelin) começa nesta quinta-feira (25 de abril) em Araxá (MG) com uma novidade, a inclusão na prova de maratona nas etapas da Super Elite. O percurso é de 62 km nas estradas pelo Complexo do Barreiro, local onde o Tauá Grande Hotel, que recebe o evento, está instalado. A largada será nesta quinta-feira (25) às 14h.
Os atletas correm o Cross Country Maratona na quinta-feira (25), o contrarrelógio na sexta-feira (26), o Short Track (XCC) no sábado (27) e o Cross Country Olímpico (XCO) no domingo (28). O atleta que fizer o menor tempo nos quatro estágios vence a etapa e soma 160 pontos no ranking da União Ciclística Internacional (UCI). A prova de Araxá é uma das três do mundo que possui esta pontuação, classificada como Stage Race Hors Class.
A inserção da Maratona nas etapas da Super Elite foi uma exigência da União Ciclística Internacional (UCI). “Houve uma mudança no regulamento internacional. Como a prova de Araxá é uma das três únicas do mundo a ter essa classificação e essa pontuação no ranking mundial e no ciclo Olímpico, fomos obrigados a colocar uma prova de Maratona no primeiro dia de competição”, explicou o organizador Rogério Bernardes. “A prova vai balizar os próximos dias para definir quem vai ser o campeão, já que essa decisão é feita com o menor tempo acumulado nos quatro dias”, comentou.
Segundo Rogério, essa mudança pode alterar o cenário da etapa. “É um dia a mais de competição e uma prova de longa duração. Então, nos últimos anos, como as provas eram mais explosivas, a diferença entre os primeiros colocados eram poucos segundos no acumulado e com a Maratona, as distancias podem ser maiores. Então, vai ser uma prova muito mais tática, o atleta vai ter que atacar mais e se programar para competir com seus adversários. Vai dar uma dinâmica na prova completamente diferente”, finalizou o organizador.
A Maratona vai abrir uma sequência de competições no Complexo do Barreiro, em torno do Tauá Grande Hotel. Ao todo, mais de 1 mil atletas, divididos em quase 30 categorias, pedalarão o Cross Country Olímpico (XCO) que teve o percurso repaginado este ano. Com novidades no trecho mais tradicional, o Descidão Dona Beja, todas as categorias passarão pelo local. Outros locais também tiveram melhorias e uma ponte foi construída próximo ao bolsão de largada para dar vazão para o público.
É neste local onde está localizado também a área kids e a pista de Test Ride, que vai receber a corrida da categoria Mirim.



