Skip to main content

Fuglsang conquista a Liège-Bastogne-Liège

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/ASO

O dinamarquês Jakob Fuglsang (Astana) perseguia uma vitória na temporada de clássicas e encerrou no melhor estilo, com vitória solo na Liège-Bastogne-Liège, a quarta das cinco corridas clássicas Monumento, com 256 km de percurso, disputada neste domingo (28 de abril), na Bélgica, com chuva e frio.

Fuglsang escapou para a vitória no topo do Côte de la Roche-aux-Faucons e cruzou a meta sozinho, com 27 segundos de vantagem sobre Davide Formolo (Bora-Hansgrohe), o 2º colocado. Max Schachmann, companheiro de equipe de Formolo, foi o 3º na disputa do grupo perseguidor, que cruzou 57 segundos depois do vencedor.

Prova foi disputada com chuva e frio

No percurso da clássica Monumento

A vitória marca uma Primavera com muitas conquistas para Fuglsang, que tem 34 anos, e sua equipe Astana. É sua terceira vitória na temporada e a 23ª da Astana; e vale destacar que o dinamarquês foi um dos destaques nas clássicas, com o 2º lugar na Flèche Wallone, o 3º na Amstel Gold Race e o duelo travado com Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) na Strade Bianche, quando perdeu para o adversário francês na linha de chegada.

A subida final do dia ao Côte de la Roche-aux-Faucons foi decisiva antes da nova chegada, agora em Liège. Michael Woods (EF Education First) abriu a fuga depois que o grupo escapado foi alcançado e Fuglsang foi o primeiro a reagir. Formolo também respondeu, mas o grande favorito Alaphilippe vacilou. No topo da subida Fuglsang forçou o ritmo e deixou seus adversários para trás. Além dos esforços individuais de Formolo e Woods para alcançar Fuglsang, um grupo que perseguia, onde estavam Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida) e Adam Yates (Mitchelton-Scott), também tentava avançar. Mas Fuglsang não seria alcançado.

Dinamarquês Fuglsang cruza sozinho a meta em Liège

Fuglsang ainda levou um susto antes de comemorar a vitória, quando um escorregão na roda traseira poderia ter sido desastroso na descida final. “Foi um momento assustador”, disse. “Mas a sensação de vencer é incrível. Na última subida, a equipe me deixou na posição perfeita. Antes da escalada, eles estavam um pouco em todos os lugares durante a maior parte do dia, mas no momento importante estavam lá e fizeram um trabalho incrível”, contou o vencedor.

Na lista final 74 ciclistas não completaram a prova, entre eles o campeão mundial Alejandro Valverde (Movistar), vencedor de quatro edições, que abandonou a 105 km da chegada. Outro campeão da clássica, Dan Martin (UAE Emirates), também abandonou.

Liège-Bastogne-Liège 2019 teve chuva e frio

Na prova das mulheres, o pódio foi conquistado por três holandesas. Annemiek van Vleuten (Mitchelton-Scott) foi a vencedora, também uma vitória solo. A campeã cruzou com 1min39s de vantagem sobre Floortje Mackaij (Sunweb), a 2ª colocada, e 1min43s de vantagem sobre Demi Vollering (Parkhotel Valkenburg), a 3ª.

TOP 10
1 Jakob Fuglsang (Din) Astana Pro Team 6:37:37
2 Davide Formolo (Ita) Bora-Hansgrohe 0:00:27
3 Maximilian Schachmann (Ale) Bora-Hansgrohe 0:00:57
4 Adam Yates (GBr) Mitchelton-Scott m.t.
5 Michael Woods (Can) EF Education First m.t.
6 David Gaudu (Fra) Groupama-FDJ m.t.
7 Mikel Landa (Esp) Movistar Team m.t.
8 Vincenzo Nibali (Ita) Bahrain-Merida 0:01:00
9 Dylan Teuns (Bel) Bahrain-Merida 0:01:05
10 Wout Poels (Hol) Team Sky 0:01:26

MELHORES MOMENTOS