Skip to main content

Alaphilippe vence a 2ª etapa da Volta do País Basco

Estela Farah/Especial para o Bikemagazine
Fotos de divulgação

A segunda etapa da Volta do País Basco trazia no menu cinco trechos estreitos de terra e concreto, muito desnível, duas montanhas de terceira categoria e um final empinado, um conjunto de elementos que certamente prometia um dia interessante no percurso de 149,5km que iria desde Zumarraga até Gorraiz.

O prognóstico se confirmou e Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) foi superior, conquistando o sprint na linha de chegada, à frente de Bjorg Lambrecht (Lotto-Soudal) e Michal Kwiatkowski (Sky).

Maximiliam Schachmann (Bora-Hansgrohe) segurou a liderança geral, com uma vantagem de 5 segundos sobre Alaphilippe.

Trechos estreitos de estrada de terra no percurso da 2ª etapa

As deslumbrantes paisagens da região do Valle de Egüés, por onde transcorria boa parte da etapa e também se situava a linha de chegada no alto de Gorraiz, serviu de cenário para um dia marcado por momentos de muita tensão e muitas movimentações do pelotão, principalmente das equipes que buscavam proteger seus líderes em um percurso onde qualquer deslize ou infortúnio poderia ser fatal.

E, mesmo com todo cuidado e esforços para evitar qualquer incidente, o percurso de fato fez algumas vítimas: Adam Yates (Michelton-Scott) teve um problema mecânico que lhe custou preciosos segundos na classificação geral; Dylan Teuns (Bahrain-Merida), que apesar de ter caído por duas vezes, teve mais sorte que Yates, pois, além de não ter perdido um tempo significativo, ainda terminou a etapa subindo quatro posições na classificação geral; e mesmo o campeão da etapa, Alaphilippe que, em um dos trechos de terra, foi forçado a trocar a bicicleta.

Jesus Herrada (Cofidis) e Rohan Dennis (BMC) foram os primeiros que tentaram escapar logo no início, mas a tentativa durou apenas poucos quilômetros. Em seguida, três corredores formaram a fuga do dia: Julien Bernard (Trek-Segafredo), Darwin Atapuma (Cofidis) e Garikoitz Bravo (Euskadi-Murias). Julen Amezqueta (Caja Rural), se lançou um pouco mais tarde e juntou-se a eles.

Os quatro atravessaram as montanhas de Olaberria (Km 24) e Lizarrusti (Km 43), ambas de terceira categoria, e chegaram a abrir quase três minutos de vantagem em relação ao grupo principal, mas foram neutralizados pouco antes do primeiro momento relevante da etapa, onde enfim começavam os trechos de estrada de terra e concreto, intercalados com “muros” que caracterizavam o aspecto desafiante do segundo dia da competição.

No segundo dia de disputa da Volta do País Basco

Por aproximadamente 40 quilômetros, os corredores enfrentaram cinco trechos e 3.600 metros de estrada de terra; quatro seções e 4.100 metros de concreto; e quatro “repechos”: Badostain (1 km a 7% de inclinação), Zaldua Bordazar (1.4 km a 7.5%), Zaldua (300 metros a 11%) e Ibiriku (550 metros a 6%). É desnecessário mencionar que o pelotão chegou bastante selecionado após superar todos estes obstáculos, mas, com exceção de Yates, todos chegaram ao final sem maiores prejuízos.

A prova conta com a participação do brasileiro Nícolas Sessler (Burgos-BH), que foi o 89º na etapa, a 12min53s. Na classificação geral, Sessler ocupa a 146ª posição e, na classificação dos melhores jovens (Sub-25) está em 44º. 

Altimetria da 3ª etapa

A etapa desta quarta-feira será a mais longa, porém a menos exigente da prova, e inclui duas montanhas de terceira categoria ao longo de um percurso de 191,4 km, com mais um final explosivo: uma subida de 2 km com inclinação média de 4% rumo ao Santuário de Estibariz.

TOP 10 DA ETAPA
1 Julian Alaphilippe (Fra) Deceuninck-QuickStep 3:29:37
2 Bjorg Lambrecht (Bel) Lotto Soudal 0:00:01
3 Michal Kwiatkowski (Pol) Team Sky m.t.
4 Omar Fraile (Esp) Astana Pro Team m.t.
5 Valentin Madouas (Fra) Groupama-FDJ m.t.
6 Maximilian Schachmann (Ale) Bora-Hansgrohe m.t.
7 Patrick Konrad (Aut) Bora-Hansgrohe m.t.
8 Ion Izagirre Insausti (Esp) Astana Pro Team m.t.
9 Tadej Pogaar (Slo) UAE Team Emirates m.t.
10 Pieter Serry (Bel) Deceuninck-QuickStep m.t.

TOP 10 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 Maximilian Schachmann (Ale) Bora-Hansgrohe 3:46:48
2 Michal Kwiatkowski (Pol) Team Sky 0:00:10
3 Julian Alaphilippe (Fra) Deceuninck-QuickStep 0:00:11
4 Daniel Martínez (Col) EF Education First 0:00:14
5 Patrick Konrad (Aut) Bora-Hansgrohe 0:00:19
6 Ion Izagirre Insausti (Esp) Astana Pro Team 0:00:22
7 Enric Mas (Esp) Deceuninck-QuickStep 0:00:24
8 Dylan Teuns (Bel) Bahrain-Merida 0:00:32
9 Daniel Martin (Irl) UAE Team Emirates 0:00:35
10 Emanuel Buchmann (Ale) Bora-Hansgrohe 0:00:37

MELHORES MOMENTOS

AS ETAPAS
Etapa 1 – 8 de abril – 11.2km Zumarraga – Zumarraga
Etapa 2 – 9 de abril – 149.5km Zumarraga – Gorraiz
Etapa 3 – 10 de abril – 191.4km Sarriguren – Estibaliz
Etapa 4 – 11 de abril – 163.6km Vitoria-Gasteiz – Arrigorriaga
Etapa 5 – 12 de abril – 149.8km Arrigorriaga – Arrate
Etapa 6 – 13 de abril – 118.2km Eibar – Eibar

Veja mais no site oficial do evento