Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
“Provavelmente é a bike mais linda que já andei”, disse Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) sobre a bicicleta personalizada que irá usar na etapa de abertura da Copa do Mundo de MTB, que começa neste final de semana em Albstadt, na Alemanha.
“Nesta temporada serão sete etapas da Copa do Mundo, além do Mundial, e espero sair com bom resultado e, quem sabe, conquistar minha meta bastante ambiciosa que é tentar uma vitória em etapa”, afirmou o brasileiro ao Bikemagazine.
Avancini encerrou a Copa do Mundo de 2018 com um histórico 4º lugar na classificação geral, feito nunca alcançado por um brasileiro. Ele terminou com 1.213 pontos, somente 29 pontos atrás do terceiro colocado, o francês Maxime Marotte. Hexacampeão do torneio, o suíço Nino Schurter ficou com 1.861, seguido pelo holandês Mathieu Van der Poel, com 1.355. Ao longo de 2018, Avancini conquistou três pódios nas provas de short track, dois pódios nas de XCO e ficou pouquíssimas vezes fora do Top 10.
Para Avancini, a Copa do Mundo é o torneio “onde os bons são realmente testados”. “É o nosso palco, o que move a modalidade hoje, onde estão as melhores pistas, as equipes com toda estrutura e staff voltados para a prova, nada é comparável à Copa do Mundo”, conta. “Depois que você quebra a barreira e vai no pelotão da frente é muito especial, intenso e, profissionalmente falando, é uma realização enorme.”
Em Albstadt, a prova começa pelas ruas da pequena cidade alemã e segue para a floresta, além de contar com subidas íngremes, variações climáticas e muita lama. “O circuito de Albstadt é bem old school. As condições são um desafio e eu trabalho muito neste sentido. A lama na Europa é bem diferente da do Brasil. Tudo que eu aprendi em cima de uma bicicleta, em um terreno molhado, é totalmente diferente do terreno no mesmo estado por lá. Mas eu sou bem adaptável”, completa Avancini.
Os fãs podem acompanhar ao vivo, com transmissão em português, pela Red Bull TV, com narração de Andrea Marcellini. As disputam começam nesta sexta-feira com a prova de Short Track, a partir das 12h20 (horário de Brasília). No sábado, a transmissão começa às 11h (horário de Brasília) e, no domingo, a final Feminina será às 6h (horário de Brasília) e a final Masculina a partir das 9h15 (horário de Brasília).
Depois da Alemanha, a 2ª etapa da Copa do Mundo retorna à icônica Nove Mesto, na República Tcheca, dias 25 e 26 de maio. Andorra recebe a 3ª etapa, dias 6 e 7 de julho, no circuito de Vallnord. A 4ª etapa será na França, em Les Gets, palco do Mundial de MTB XCO de 2004, nos dias 13 e 14 de julho. O campeonato continua na Itália, em Val di Sole, que recebe a 5ª etapa, dias 3 e 4 de agosto. Uma semana depois, os competidores estarão em Lenzerheide, na Suíça, para a 6ª etapa, dias 10 e 11 de agosto. A Copa do Mundo termina nos Estados Unidos, na estação de esqui de Snowshoe, West Virginia, nos dias 7 e 8 de setembro.
Calendário
27-28 de abril – (DH) Maribor, Eslovênia
18-19 de maio – (XCO/XCC) Albstadt, Alemanha
25-26 de maio – (XCO/XCC) Nové Mesto, República Tcheca
1-2 de junho – (DH) Fort William, Escócia
8-9 de junho – (DH) Leogang, Áustria
6-7 de julho – (DH/XCO/XCC) Vallnord, Andorra
13-14 de julho – (XCO/XCC/DH) Les Gets, França
3-4 de agosto – (XCO/XCC/DH) Val di Sole, Itália
10-11 de agosto – (XCO/XCC/DH) Lenzerheide, Suíça
31 de agosto e 1 de setembro – Mundial UCI MTB – Mont-Sainte-Anne, Canadá
7-8 de setembro – (XCO/XCC/DH) Snowshoe, Estados Unidos
LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine








