Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/ASO
Sylvain Chavanel (Viorcam-KH7-3) é mais um ciclista que toma gosto pelas ultramaratonas de mountain bike. O francês de 39 anos, ciclista com o maior número de participações no Tour de France, que disputou 18 vezes, está pela primeira vez na corrida Titan Desert 2019, no Marrocos. E, depois de um início difícil, parece que se acostumou com o calor e a areia e faturou a 5ª etapa em uma disputada chegada com o espanhol Julen Zubero (Ciclos Zubero), nesta quinta-feira (2 de abril).
Chavanel marcou 4h22min19s na etapa de 125 quilômetros entre M’ssci e El Jorf, uma etapa considerada de dificuldade máxima. O grande teste do dia era uma subida com 1.300 metros e Chavanel passou bem; depois, no trecho final escapou com Zubero. “Estou muito feliz em descobrir a Titan Desert, está sendo uma experiência incrível. Eu descobri as dunas nas etapas iniciais e sofri como muitos participantes. Eu não fui capaz de treinar como gostaria porque tive duas lesões nas semanas anteriores, mas vim pela experiência e não tinha intenção de ganhar uma etapa”, comentou Chavanel. “Estou me sentindo melhor a cada dia e hoje consegui vencer a etapa por causa da navegação no final, evitando uma montanha à esquerda. Eu não queria que a vitória me escapasse e fui até o sprint”, completou.
Chavanel, que se retirou do ciclismo profissional em 2018, é um ídolo francês. Já venceu três etapas do Tour de France, foi camisa amarela por dois dias, venceu o prêmio de mais combativo e marcou seu nome na história. Após experimentar a dureza da ultramaratona marroquina, afirmou que a prova é mais difícil que o Tour de France. “A areia entra em sua garganta e você não consegue respirar”, reclamou, sobre os trechos de passagem pelo deserto.
Na classificação geral na ultramaratona, que termina nesta sexta-feira, Josep Betalú, colega de equipe de Chavanel, manteve a vantagem e está perto de sua quarta vitória seguida na competição. No feminino, Anna Ramírez segue na liderança e também está perto de sua terceira vitória na disputa.
TOP 3 DA ETAPA
1ª Sylvain Chavanel, 4h 22:19
2 Julen Zubero, mt
3ª Tandem Font-Avila, a 2:06
TOP 3 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1º Josep Betalú, 15h 52:28
2º Guillem Muñoz, a 3:23
3º Moisés Dueñas, a 5:23
MELHORES MOMENTOS
VITÓRIA NO SPRINT





