Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Daniel Grossi e Raiza Goulão foram os vencedores da 2ª etapa da Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real em Mariana (MG), que contou pontos no ranking UCI. Mais de 1.500 atletas participaram da disputa em 41 categorias.
“Fiz minha estreia na Maratona Internacional Estrada Real e saí de Mariana com mais um título inédito na minha carreira. A prova ofertou 80 pontos aos campeões das elites nos rankings olímpico e mundial, por ser uma Stage Class 2. A vitória me ajudará bastante no alinhamento para as próximas etapas da Copa do Mundo, porque assim conseguirei subir algumas posições na próxima atualização”, contou Raiza.
“Competir em uma prova de quatro dias é bem legal porque ela exige mais do atleta, que no mountain bike tem que ser ainda mais completo. Foi uma prova que se caracterizou por não ter partes técnicas no que diz respeito às trilhas, ou seja, exigiu-se bastante do físico, resistência e ritmo, além de estratégia. Corremos o Short Track na abertura da competição, que foi muito veloz e sem grandes obstáculos. No segundo dia, o Uphill, senti bastante o ritmo da largada em movimento, que foi bem forte. No sábado (8), foi a vez da etapa Rainha, com 70 km e quase 3.000 m de altimetria acumulada. Muito estradão, com bastante subida. O início já era no Uphill do dia anterior e a estratégia foi analisar o máximo possível e atacar na hora certa, para tentar recuperar o tempo perdido no dia anterior”, relatou.
“No dia decisivo, largamos para competir por 45 km, mas no final rodamos 56 km. A estratégia era manter a calma e outra vez escolher o momento correto para buscar a diferença. Consegui recuperar o tempo perdido, colocar mais 20 segundos e assim me consagrei campeã da prova”, completou.
Na Elite Masculina, a chegada de Luiz Henrique Cocuzzi da Equipe Lar – Scott com o atleta Gustavo Xavier da equipe Corinthians Audax Bike Team chamou atenção: os atletas cruzaram a meta de mãos dadas e comemoram juntos. Por ser atleta da categoria Júnior, Xavier não entra na classificação da Elite e o 2º lugar do pódio ficou com Rubens Valeriano, da equipe Sense Factory Race.
Já na Elite Feminina, Raiza Goulão foi a campeã da etapa com 20 segundos de vantagem sobre Letícia Cândido, ambas companheiras de equipe na Corinthians Audax Bike Team. A 3ª colocação ficou com Viviane Favery.
A terceira e última etapa será em Itabirito, nos dias 21 e 22 de setembro. Mais informações e inscrições aqui
TOP 5
Elite Masculina
1 – Daniel Grossi – 05:25:33
2 – Guilherme Muller – 05:26:24
3 – Leandro Donizete – 05:27:10
4 – Lukas Kaufmann – 05:27:25
5 – Sherman Trezza – 05:27:35
Elite Feminina
1 – Raiza Goulão – 06:36:48
2 – Letícia Cândido – 06:37:08
3 – Viviane Favery – 06:54:31
4 – Tânia Clair Pickler – 06:58:11
5 – Paula Gallan – 07:10:10






